7 Passos para promover um processo de mudança consciente!

Coaching acelera os Resultados pois permite decisões mais assertivas!

Todos nós sabemos o quanto as mudanças na vida são inevitáveis, que o ser – humano só progride quando muda, e que as evoluções sempre foram precedidas de alguma grande mudança, e embora isso seja uma máxima, a maioria das pessoas ainda sofre lutando contra mudanças.

Costumo dizer nos meus workshops e treinamentos que o ser humano, quer mudanças, mas não quer mudar.

Porém, em se tratando de mudanças, esse é de fato algo que não adianta resistir, fugir ou ignorar, aquilo que tiver que mudar irá mudar, simples assim.

Nos meu processo de coaching, muitas vezes vejo como as pessoas sofrem pela não aceitação da mudança. Ficam resistindo, sofrendo e se desgastando até o ultimo fôlego tentando segurar o que não tem que ficar.

Após muito tempo observando o que acontece com as pessoas depois de uma grande mudança, cheguei à conclusão que a única forma de vivenciar um processo de mudanças menos penoso é nos prepararmos para ele de forma consciente.

Quando sei que a mudança é inevitável e me preparo para eu passo a gerir meu processo de mudanças, gerando as circunstâncias ao invés de ser vitima delas.

Para encararmos a mudança como algo natural, a primeira coisa a fazer é aceitar que “Tudo muda menos as mudanças”, ou seja, mudanças sempre acontecerão em nossas vidas, isso é um fato!

É claro que nem sempre podemos nos preparar, às vezes isso não é possível, já que algumas mudanças ocorrem de forma inesperada e repentinamente, para estes casos são importante termos entendimento, consciência e aceitação, agindo assim de fato teremos até a oportunidade de ter um grande aprendizado.

Agora vamos falar daquelas mudanças que podem ser planejadas, aquelas que nos dão sinais e indicações, através de dores, desconfortos, desafios, sensação de estagnação, de que nada esta dando certo ou até de algo esta fora do lugar, esses são alguns dos sinais.

Enfim, é para estas situações vou descrever 7  passos para que você possa promover seu processo de mudança pessoal sem maiores dores e desconfortos, e isso eu acredito que só é possível quando se esta completamente consciente, pois a consciência liberta.

PASSO 1- ANALISE -Onde qual seu estado atual, o que você vive, quais são as áreas que não estão de acordo com o que gostaria de vivenciar, analise com critério cada uma das áreas de sua vida para que possa reconhecer mais facilmente o que precisa mudar.

PASSO 2– REFLITA– Como se sente com relação ao que vive no seu momento atual, analise o que dói, o que te provoca desafios, desconforto e sofrimento, saiba identificar que tipo de sentimento, insatisfação você vive hoje, só podemos modificar aquilo que temos consciência.

PASSO 3- CONSIDERE – Depois de analisar e refletir chegou o momento de considerar o que quer TER, SER ou VIVER, no lugar do que você tem hoje. Para que o novo entre em sua vida, algo que não serve mais tem que sair .Então reconheça o que precisa no lugar do que vive hoje, para que não tenha mais este desafio, esta dor, este desconforto? O que se tivesse hoje teria mais alegria e satisfação? Se sua vida estivesse boa, como estaria vivenciando ela?

PASSO 4- RESOLVA – Descubra o que te impede de ir adiante ao seu processo de mudanças, quais as questões que te impedem avançar, o que você precisa resolver o que tem te impedido de conquistar a vida que você quer viver?  As questões mal resolvidas nos impedem de tomar decisões, porque sempre que há uma pendência há um atraso, um adiamento, alguns problemas são SABOTADORES ou DESCULPAS, que nos impossibilitam de seguir em frente. Por isso nada de deixar pendências, solucione suas questões e livre-se para evoluir.

PASSO 5– DECIDA – Dependendo do que estiver vivenciando, pode ser que esteja em alguns momentos se lamentando ,se culpando ,sentindo-se vitima da situação, e esse comportamento só retarda seu processo e não adianta nada, não é mesmo?Portanto aqui é o momento de assumir as rédeas e decidir quais são as decisões que precisa tomar imediatamente, para que a situação que viva MUDE. Para que esta dor, desafio, desconforto, desapareça o que precisa acontecer? Quais DECISÕES precisa tomar?

PASSO 6 – AJA – Decisão sem ação, não é decisão é apenas uma escolha, por isso, aqui é o momento que tem que sair da zona de conforto, do piloto automático e começar a AGIR, a empreender rumo ao que você de fato quer mudar, transformar e realizar. A ação é o único indicador de que está a caminho do seu processo de mudança, a ação é o sinalizador que a mudança começou de fato a ocorrer.

PASSO 7 – COMEMORE- a partir do momento que decide promover uma mudança, muitas coisas irão acontecer a você, ao promover uma mudança de um estado para outro, estamos amadurecendo, se desenvolvendo ,contribuindo para a evolução, possivelmente aqui saímos do papel de vitima e nos tornamos os protagonistas de nossa vida, de nossa história e ainda ,quando tomamos uma decisão ,estamos atuando no nosso micro-espaço, no entanto certamente estamos influenciando as mudanças no macro-espaço, aquele em que eu contribuo para um processo evolutivo mais global.

Bom, desejo que este passo a passo, te permita iniciar seu processo de mudanças, lembre-se ele é fundamental para sua evolução.

E caso queira conhecer mais a respeito do meu trabalho como Personal Coach deixe seu comentário aqui ou me envie uma mensagem, terei enorme prazer em te esclarecer tudo sobre como o processo de coaching te ajuda a promover mudanças assertivas e conscientes.

Grande abraço e até o próximo texto.

Claudia Dias-Personal Coach

Adicionar Comentário

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *