CLAUDIA DIAS

COACH PARA DESENVOLVIMENTO PESSOAL E AUTOCONHECIMENTO

Conhece-te a ti mesmo como desenvolver o autoconhecimento

Artigo sobre Autoconhecimento

É possível perdoar uma criança que tem medo do escuro. A verdadeira tragédia é o adulto que tem medo da luz. – Platão

A frase “Conhece-te a ti mesmo e conhecerás todo o universo e os deuses, porque se o que procuras não achares primeiro dentro de ti mesmo, não acharás em lugar algum”- frase do Templo de Delfos na Grécia.

Tinha por finalidade, estimular aquele que buscasse respostas a uma reflexão que o permitisse encontrá-las em seu próprio interior.

Geralmente essa frase é empregada sugerindo que quando uma pessoa se conhecer em essência, poderá vivenciar nesse mundo de uma maneira mais sábia. Ela sugere não só a busca do autoconhecimento, mas do conhecimento do mundo, da verdade.

Essa linha de raciocínio foi sugerida a Sócrates, proferida por diversos filósofos e apareceu até no filme Matrix em que Neo é levado para ouvir o oráculo onde lhe é transmitida a reflexão “Conhece-te a ti mesmo”.

No entanto, nada é mais assombroso que o ser-humano ter negligenciado por tanto tempo essa máxima. O distanciamento de sua essência faz o homem sofrer os maiores desafios de sua vida.

O que é autoconhecimento?

autoconhecimento é uma das mais importantes faces do desenvolvimento humano. Em resumo, somente quando tomamos consciência de nossos comportamentos, motivações, crenças e limitações, poderemos moldá-los.

Dessa forma, conhecer-se é o ponto de partida para encontrarmos as respostas que nos proporcionem uma vida mais feliz, plena e realizada.

Sobretudo, propõe uma reflexão em que devemos fazer uma observação da nossa vida interior, um exame dos nossos próprios pensamentos e sentimentos, a fim de nos permitirmos um encontro com nossa mais profunda essência.

 

O que é conhecer a si mesmo?

E descobrir quem você é e como você funciona em sua verdadeira essência e sobretudo, usar esse conhecimento a seu favor.

Conhecer a si mesmo é  portanto, um exercício de introspeção e reflexão em que olhamos para dentro de nós, com o objetivo de identificar, conhecer o nosso funcionamento.

Do mesmo modo, conhecer a si mesmo é um convite para uma pessoa, olhar para dentro de si de uma maneira profunda e verdadeira. Se despindo dos seus personagens, conhecendo cada uma das suas características mais peculiares.

Da mesma forma, entender quem é você, como você funciona, quais sãos seus valores, suas crenças, seus padrões comportamentais. Mergulhar nos segredos que estão nas suas profundezas

conhecer a si mesmo

Como conhecer a si mesmo?

Quem sou eu? Como conhecer a mim  mesmo? Como saber como eu funciono? Responder essas perguntas é essencial para aqueles que buscam o seu autoconhecimento.

Se conhecer é,  acima de tudo , saber como você funciona, é principalmente ,te permitir  interagir com o mundo e com as pessoas a sua volta de maneira mais assertiva.

Portanto ,é o começo da sabedoria, é o caminho para uma vida de significado e propósito. Se conhecendo, somos mais livres de repetir os mesmos comportamentos de sempre, além disso, aceitamos melhor e experimentamos a verdadeira liberdade

Para desenvolver esse autoconhecimento é importante primeiramente ,encontrar maneiras de questionar-se, de fazer perguntas que te levem para um mergulho interior.

Aqui é importante perguntas como:

  • Quem sou eu?
  • O que me realiza?
  • Como funciono?
  • Quais são os valores mais importantes par minha vida?
  • O que eu vim fazer neste mundo?
  • Quais são minhas maiores capacidades?
  • O que me faz feliz?
  • O que me desafia?
  • Quais são meus maiores dons e talentos?
  • O que me motiva?
  • Quais são meus sonhos?

 Também importante conhecer suas limitações, fazendo perguntas como:

  • Do que tenho medo?
  • Quais são meus pontos vulneráveis?
  • O que são minhas fraquezas?
  • Quais meus desafios?
  • Como reajo a adversidade?
  • De que maneira , lido com perdas?
  • Como enfrento meus medos?

 Ao se conhecer também é importante saber:

  • Qual meu propósito?
  • Para que vim a esta vida?
  • Que diferença quero produzir no mundo?
  • Que legado quero deixar?
  • O que acredito sobre a vida ?
  • O que penso sobre o mundo?

 

Conhece-te a ti mesmo

As respostas dessas perguntas te permitirão começar a sua jornada interior, para que possa compreender um pouco mais a seu respeito.

Da mesma forma , existem várias maneiras de desenvolver-se e aprimorar seu autoconhecimento, sendo livros, cursos, processos de autoconhecimento.

No entanto, cabe somente a você percorrer essa jornada, não como chegar ao topo da montanha sem fazer a escalada, e cedo ou tarde, todos nós um dia seremos cutucados por essa necessidade.

É como uma voz, um chamado que te incomoda, desconforta e impulsiona a buscar essas respostas, não se trata de como, mais quando você será chamado (a) para que inicie sua jornada pessoal.

Por fim, autoconhecimento é uma jornada de desenvolvimento pessoal, conhecer a si mesmo é um exercício diário e permanente, pois estamos constantemente mudando.

Por fim ,espero que o texto Conhece-te a ti mesmo  tenha sido esclarecedor e principalmente útil. Ficarei grata com seu comentário aqui embaixo.

 

Mais artigos que podem ser do seu interesse.

O que é mindset?
Como o otimismo pode ajudar a lidar com o fracasso

Desenvolvimento pessoal: como e por que buscá-lo

0 Comentários

Deixe o seu comentário!

Quer receber mais informações?
Cadastre seu e-mail abaixo!

Acesse nosso formulário de contato e se cadastre em nossa comunidade de autoconhecimento e desenvolvimento pessoal.

últimos posts

Coach de desenvolvimento pessoal para ampliar suas capacidades!

Conheça agora os motivos para contratar um coach de carreira!

Desenvolvimento pessoal o que é e como funciona

Como o otimismo pode ajudar a lidar com o fracasso

Como recomeçar a vida do zero

Coach Pessoal, Palestrante Motivacional, Treinadora Comportamental

TELEFONE / WHATSAPP

+55 (11) 9 6621-9683