CLAUDIA DIAS

COACH PARA DESENVOLVIMENTO PESSOAL E AUTOCONHECIMENTO

Habilidades: o que são e quais os tipos

Uma habilidade representa o nível de capacidade que uma pessoa tem quando aplica suas competências. Em síntese, é  a capacidade de domínio frente a determinadas situações e o grau de competência que cada pessoa demonstra ao usar seu potencial.

Vamos imaginar que uma pessoa faça um curso para aprender a falar em público, por exemplo. No início, ela vai aprender técnicas sobre essa competência; quando terminar o curso, começará a falar em público e, com o tempo, vai passar a dominar essa competência.  Como resultado, poderemos dizer que ela é habilidosa nesse campo da comunicação.

A princípio, todos nós, sem exceção, somos mais habilidosos em algumas áreas e menos em outras. As habilidades podem ser inatas, quando já temos uma predisposição para executar determinadas atividades com eficiência, ou adquiridas.

Temos muitos tipos de habilidades, no entanto, algumas são imprescindíveis a qualquer ser humano. Dentre elas, destaco as seguintes habilidades:

  • Profissionais: conjunto de aptidões que permite ao indivíduo evoluir em sua vida profissional;
  • Comportamentais: estão presentes nos comportamentos cotidianos e permitem que a pessoa se desenvolva em várias esferas de sua vida;
  • Interpessoais: relacionadas à  capacidade de se relacionar com as pessoas à sua volta.

Como desenvolver habilidades

As habilidades estão relacionadas ao uso de forças, dons e talentos. Nesse sentido, entender qual a melhor maneira de interagir com o mundo à nossa volta é um diferencial competitivo. Todos nós deveríamos dedicar parte do nosso tempo para pensar mais estrategicamente com relação à nossa performance pessoal e profissional.

Quando, compreendemos no que somos realmente bons, podemos atuar de maneira mais estratégica, canalizando nossas energias para executar funções que desempenhamos com mais facilidade.

Em contrapartida, quando identificamos habilidades menos desenvolvidas, é importante buscar formas de se aprimorar para que possamos desempenhar melhor nossos papéis, tanto na vida pessoal como na profissional.

Habilidade é sinônimo de predisposição, aptidão e   domínio para executar ou fazer algo”.
Claudia Dias, coach comportamental

 Assim como as competências são divididas em categorias, as habilidades também acompanham essa lógica. Para começar, vamos falar das habilidades profissionais, que estão ligadas às chamadas hard skills.

Habilidades profissionais: hard skills

Skill é uma palavra em inglês que, traduzindo, significa habilidade. Uma hard skill é uma habilidade técnica que permite com que a pessoa execute suas atividades profissionais de forma efetiva. Hard skills estão relacionadas à execução das atividades; elas são específicas, definidas e mensuráveis.

Na prática, é possível definir se uma pessoa tem conhecimento técnico sobre determinado assunto ou não.

Para que um profissional desempenhe bem suas funções, ele precisa ter conhecimentos técnicos, que podem ser adquiridos, por exemplo, por meio de diplomas e certificações e comprovados por meio de testes.

Para desempenhar uma função é necessário um conjunto específico de conhecimentos. As habilidades profissionais variam conforme cada área; assim, um engenheiro precisa de conhecimentos técnicos diferentes daqueles um médico requer, que por sua vez também é diferente dos conhecimentos que um economista precisa para desempenhar seu trabalho e por aí vai.

No entanto, existem algumas habilidades profissionais que são universais e que podem ser necessárias em várias profissões. Imagine, por exemplo, que alguém queira fazer sucesso em uma carreira internacional ou trabalhar em uma empresa multinacional. Pode ser que uma das competências técnicas requeridas aos seus profissionais seja o domínio de uma segunda língua.

Abaixo, listo algumas habilidades profissionais extremamente necessárias na atualidade para quem busca estar ativo no mercado de trabalho.

Técnicas

  1. Idiomas
  2. Tecnológicas
  3. Formações
  4. Escrita

Comportamentais

  1. Negociação
  2. Estratégia
  3. Vendas
  4. Liderança
  5. Gestão
  6. Capacidade de lidar com mudanças
  7. Visão sistêmica

Habilidades sociais: soft skills

Enquanto as hard skills estão ligadas às habilidades profissionais, as soft skills têm a ver com habilidades sociais, que se referem a um conjunto de comportamentos e hábitos para se expressar e se relacionar com o próximo. Elas estão relacionadas à convivência.

As habilidades sociais nos permitem perceber que relacionar-se é uma arte que nos possibilita crescer como pessoas, assim como, transformar o mundo em que vivemos em um lugar melhor e evoluir como seres humanos, já que um dos maiores desafios da humanidade é relacionar-se.

Portanto, são constatadas através da interação com o outro e o seu desenvolvimento possibilita relacionamentos satisfatórios entre as pessoas e o respeito pelos outros, fato que leva a uma maior sensação de bem-estar.

As habilidades sociais estão embaixo do guarda-chuva comportamental , ou seja estão relacionadas à maneira como uma pessoa reage quando é exposta a situações com outras pessoas.

ARTE> “As habilidades sociais são as capacidades comportamentais aprendidas e que fundamentam as interações sociais”. Vicente Caballo

Sendo assim, as pessoas que dominam as habilidades sociais possuem um comportamento adequado e respeitoso em relação às atitudes, sentimentos, opiniões e crenças dos outros.

As habilidades sociais estão relacionadas com:

  1. Empatia
  2. Comunicação
  3. Relacionamento interpessoal
  4. Relacionamento intrapessoal
  5. Civilidade
  6. Positividade
  7. Imparcialidade

Habilidades emocionais

As habilidades emocionais estão relacionadas à gestão emocional e referem-se à capacidade que uma pessoa tem de lidar com suas emoções de forma inteligente.

Dessa forma,estão relacionadas ao sentir e como lidamos com nossas emoções. Constantemente, somos expostos a situações que disparam nossas emoções, tanto as boas como as ruins,  assim, quando essa interação é positiva dizemos que temos inteligência emocional; por outro lado , quando não, é sinal de que precisamos desenvolver essa competência.

Todavia, as habilidades emocionais têm relação com comportamentos que nos fazem interagir com o mundo de maneira mais consciente e efetiva.

Abaixo mencionamos  algumas habilidades emocionais, como por exemplo:

  1. Coragem
  2. Autoestima
  3. Autoconfiança
  4. Tolerância
  5. Resiliência
  6. Determinação

Neste artigo, falamos sobre as habilidades e  principalmente, o quanto o seu desenvolvimento é importante, tanto para alcançarmos uma performance melhor como para termos uma vida mais feliz, plena e realizada.

Esse conhecimento faz parte do processo de desenvolvimento pessoal, assim como, outros temas desse blog.

Portanto,entender que somos seres humanos em formação e que precisamos evoluir constantemente é um grande passo no processo de autoconhecimento.

Por fim, espero que esse conteúdo tenha sido útil para você. Aguardo seu comentário para saber o que achou! Para saber mais sobre meu trabalho, me siga no Instagram @claudiadiascoach.

Outros artigos que também podem lhe interessar:

Autoavaliação é a melhor forma de começar seu processo de autoconhecimento

 

0 Comentários

Deixe o seu comentário!

Quer receber mais informações?
Cadastre seu e-mail abaixo!

Acesse nosso formulário de contato e se cadastre em nossa comunidade de autoconhecimento e desenvolvimento pessoal.

últimos posts

Desenvolvimento pessoal: como e por que buscá-lo

Como o otimismo pode ajudar a lidar com o fracasso

Recomeçar a vida: às vezes é preciso desconstruir para reconstruir

O que é e qual a importância do autoconhecimento

Como você enxerga o mundo?

Coach Pessoal, Palestrante Motivacional, Treinadora Comportamental

TELEFONE / WHATSAPP

+55 (11) 9 6621-9683