CLAUDIA DIAS

COACH PARA DESENVOLVIMENTO PESSOAL E AUTOCONHECIMENTO

Autoavaliação é a melhor forma de começar seu processo de autoconhecimento!

Autoavaliação é a melhor forma de começar seus processos de autoconhecimento!

O que é autoavaliação no  processo de desenvolvimento pessoal e profissional?

O ser-humano é incrível, dotado de habilidades, competências e recursos impressionantes, no entanto nem sempre consegue identificar quais são seus potenciais.

Além disso, nem sempre consegue avaliar de forma consciente como está indo em sua vida de forma geral.

Embora, falamos de performance e resultados constantemente, nem sempre conseguimos analisar de forma assertiva os nossos próprios resultados.

Geralmente, quando temos uma dificuldade em crescer, se desenvolver e evoluir, por vezes, somos tomados por um sentimento de incapacidade, paralisação e até mesmo, estagnação.

Quando não sabemos identificar com clareza nosso potencial, muitas vezes, falhamos.

No entanto, quando o ser-humano consegue reconhecer suas habilidades, capacidades, talentos, seus pontos fortes, suas forças, suas características ele consegue ter recursos para ampliar sua visão do todo e consequentemente.

Por isso, a autoavaliação é um recurso extremamente precioso, que nos possibilita, conhecer de forma verdadeira, como estamos desempenhando, performando.

Porém, embora o ser-humano, desde o início dos tempos tenha o hábito de se avaliar, nem sempre consegue fazê-lo de forma efetiva e produtiva.

Diante disso , é importante para sabermos identificar nossos gaps e corrigi-los, é como uma bussola que nos permite encontrar soluções apropriadas para elevarmos nossa performance.

 

Autoavaliação  profissional

Anteriormente, o tema desenvolvimento, era tema exclusivo do mundo corporativo, no entanto essa realidade mudou, ou seja, cabe a você a responsabilidade pelo desenvolvimento.

Em outras palavras, em novos tempos você é o único responsável por sua evolução, tanto pessoal, quanto profissional.

Contudo, essa não é uma tarefa fácil, visto que esse protagonismo não é algo que aprendemos nos bancos escolares, o que pode fazer com que o processo não seja tão bem assimilado pela maioria das pessoas.

No entanto, essa não deve ser uma preocupação, pois o avanço dos diversos saberes humanos, temos recursos que nos possibilitam assumir essa responsabilidade com tranquilidade.

À primeira vista, pode parecer um tanto quanto desafiador, porém gostaria que considerasse que somos observadores e analisadores por natureza, o que nos permite cumprir esta função de forma

Em síntese, vou apresentar neste artigo, algumas ferramentas e recursos que te permitirão assumir seu desenvolvimento pessoal, a começar de sua autoavaliação.

Portanto, espero que o texto seja útil e te permita elevar-se ainda mais em seu processo de autoconhecimento e desenvolvimento pessoal.

 

 

Autoavaliação com a Roda da Vida

Primeiramente vamos falar da Roda da Vida, uma ferramenta desenvolvida coma a finalidade te permitir que uma pessoa possa olhar para sua vida de uma maneira sistêmica.

Tanto quanto, analisar as principais áreas de sua vida, ela te permitirá fazer uma análise de como está vivenciando e como anda sua motivação com cada uma dessas áreas.

Ela é organizada em formato de uma roda e tem divisões que representam áreas da vida, seu trabalho e pensar em cada área de sua vida e dar uma nota que irá de 1 a 10.

Áreas que conseguir dar uma nota elevada, indica que são áreas que está mais satisfeito de vivenciar e que não tem muitos desafios.

Porém, as áreas que você pontuou como uma nota mais baixa na roda da vida, pode representar alguma insatisfação ou desafio.

Roda Viva Para Desenvolvimento Pessoal

 

Nesse sentido, é importante compreender o que está desfavorável em  cada  área além de, identificar  o que falta, ou seja o que preciso fazer para elevar esta área.

Logo, é muito importante entendermos qual a parte (área) da roda da vida que se eu direcionar meu foco eu conseguirei elevar as demais áreas.

Sim pois, todos nós temos as nossas alavancas, que são aquelas questões que quando nos dedicamos faz como que tenhamos impulsos e motivação para vencer os desafios vivenciados.

O que é Swot?

Autoavaliação com Sowt Pessoal

Na sequência, vamos falar sobre a análise sowt pessoal, é uma ferramenta de autoavaliação muito funcional.

Bem como, a ferramenta anterior, essa nos permite uma autoavaliação, só que agora de nossas forças, fraquezas, oportunidades e ameaças de forma sistêmica.

A metodologia sowt é muito utilizada no ambiente corporativo para análise de cenários, no entanto, foi adaptada para o ambiente de desenvolvimento pessoal e ajuda uma pessoa a compreender melhor suas potencialidades.

Essa forma de autoavaliação permite que uma pessoa conheça tanto, seus pontos fortes e forças, quanto a forma mais apropriada de as utilizar.

Ou seja, esse olhar permite uma visão diferenciada e possibilita a criação de estratégias para potencializar as forças e neutralizar as fraquezas.

 

Ao final desta autoanalise a pessoa terá uma MATRIZ SOWT. Então, será possível visualizar o resultado obtido e trabalhá-lo de forma estratégica.

 

Auto avaliação através das perguntas poderosas

Logo após, apresento uma outra forma de fazer uma autoavaliação é através de autorreflexão direcionada para aquilo que se pretende alcançar.

Frequentemente, as perguntas são recursos incríveis para refletirmos, pois quando fazemos uma pergunta que é poderosa, temos que buscar uma resposta poderosa.

Da mesma forma, fazer a pergunta certa lhe permitirá, refletir, ressignificar, pensar em alternativas de mudanças e criar ações para sua melhoria contínua.

Principalmente, quando fazemos uma pergunta que nos possibilite agir, teremos aqui uma excelente ferramenta de autoavaliação.

Portanto, use-as sem moderação, pois o exercício desta técnica te permitira avanços incríveis em seu processo evolutivo.

Abaixo temos 20 perguntas para autoavaliação profissional.

Análise Comportamental

  • 1. Quais são meus principais pontos fortes?
  • 2. Quais são minhas principais fraquezas?
  • 3. Quais minhas principais habilidades?
  • 4. O que eu mais gosto de fazer na minha vida profissional?
  • 5. Por que as pessoas me procuram, no que posso ajudá-las através dos meus talentos?
  • 6. O quanto estou feliz em minha carreira profissional.
  • 7. O quanto tenho investido no meu crescimento profissional?
  • 8. Sou líder de mim mesmo?
  • 9. Sou protagonista da minha carreira?
  • 10. Sei quais são meus objetivos profissionais para os próximos anos?
  • 11. Quais motivos estão me fazendo ficar estagnado em minha carreira?
  • 12. Onde quero estar daqui há 5 anos na minha vida profissional?
  • 13. Quem são meus concorrentes diretos, como me diferencio deles?
  • 14. Onde é meu topo?
  • 15. Para que, sou extraordinário?
  • 16. Quais são as minhas maiores capacidades?
  • 17. Como eu me saboto? e por quê?
  • 18. Quanto eu mereço ganhar financeiramente?
  • 19. Por que sua empresa deve me contratar?
  • 20. O que eu faço melhor na minha vida profissional?

Ganhos ao fazer sua autoavalição

Por fim, autoavaliação é algo que deveríamos aprender a fazer sempre, pois ela nos tiraria da zona de conforto, permite reflexões e ainda possibilita respostas que podem nos direcionar para outros caminhos.

Todos deveremos incorporar este hábito como uma rotina, desta forma sempre estaríamos pensando em nosso crescimento profissional e pessoal e com isso, poderíamos cultivar o hábito de nos tornar protagonistas de nossas vidas.

Espero que o texto tenha sido útil, caso queira conhecer mais recursos de autoavaliação, ou esteja em busca de um processo de desenvolvimento pessoal e profissional mais efetivo, entre em contato e conheça nossas opções de coaching pessoal.

O coaching é um processo extremamente indicado para quem busca transformação em sua vida de forma efetiva e consciente, temos atendimento em coaching online para todo Brasil.

Por fim, espero que este texto tenha sido útil para você. Ficarei grata com seu comentário aqui embaixo!

 

Outros artigos que podem te interessar .

Coaching para autoconhecimento e inteligência emocional.

O que é inteligência emocional

O que é motivação

 

 

0 Comentários

Deixe o seu comentário!

Quer receber mais informações?
Cadastre seu e-mail abaixo!

Acesse nosso formulário de contato e se cadastre em nossa comunidade de autoconhecimento e desenvolvimento pessoal.

últimos posts

Desenvolvimento pessoal: como e por que buscá-lo

Como o otimismo pode ajudar a lidar com o fracasso

Recomeçar a vida: às vezes é preciso desconstruir para reconstruir

O que é e qual a importância do autoconhecimento

Como você enxerga o mundo?

Coach Pessoal, Palestrante Motivacional, Treinadora Comportamental

TELEFONE / WHATSAPP

+55 (11) 9 6621-9683