CLAUDIA DIAS

COACH PARA DESENVOLVIMENTO PESSOAL E AUTOCONHECIMENTO

O que é Coaching?

O que é coaching, para que serve, como funciona?

Considerado por muitos como a estrela do desenvolvimento pessoal o coaching vem ganhando espaço tanto entre indivíduos quanto em empresas que buscam desenvolver novas competências e habilidades, seja para melhorarem sua performance pessoal ou profissional.

No entanto, o fato de ser considerado uma disciplina relativamente nova, comparado a outras formas de desenvolvimento humano, o tema ainda parece controverso e por muitas vezes, gera incertezas em que o busca.

Neste artigo irei compartilhar os principais tópicos que estão relacionados, dentre eles:

  • O que é coaching?
  • Como o coaching acontece?
  • Para que serve o coaching?
  • Qual a diferença entre coach e coachee?
  • Principais áreas de atuação do coaching.
  • Nichos de coaching.
  • Quais os principais tipos de coaching?
  • Quais os principais benefícios em fazer coaching?
  • Como se tornar um coach?

Uma excelente  leitura!

 

o que é coaching

O que é coaching?

Coaching é metodologia de desenvolvimento pessoal o que mais cresce no mundo. Vem conquistando a preferência de milhões de pessoas que buscam a sua evolução tanto no âmbito pessoal quanto profissional.

Coaching também é um processo realizado por um profissional certificado orienta um cliente através de técnicas e métodos voltados para o desenvolvimento pessoal e profissional.

A essência do coaching e ajudar na transformação do indivíduo. Por meio, do desenvolvimento de uma consciência de responsabilidade, em que cada pessoa torna se protagonista do seu processo de desenvolvimento.

Muito se busca compreender a respeito sobre do tema, pois ainda existem muitas dúvidas em torno do tema. Porém, o que podemos dizer que é uma metodologia de desenvolvimento humano, cujo foco principal é desenvolver uma estratégia consciente de crescimento e evolução pessoal.

Da mesma forma, pode ser considerado um programa de treinamento que possui uma essência colaborativa e participativa, que tem como propósito, fazer com que o ser humano desenvolva suas competências em sua potencialidade máxima.

De acordo com Timothy Gallewy, coaching é uma relação de parceria que revela/libera o potencial das pessoas de forma a maximizar o desempenho delas. É ajuda-las a aprender ao invés de ensinar algo a elas.

E de acordo com o Behavioral Coaching Institute (2011).Coaching, representa foco, ação, resultado e melhoria contínua .

Em síntese, o coaching é considerado uma metodologia de transformação pessoal que tem efeitos extraordinários tanto para indivíduos, grupos ou organizações.

O que é  coaching, como  acontece?

Costumo dizer, que Coaching não é algo que acontece ao cliente e, sim, através dele.

Não se trata de ensinar, nem tão pouco de respostas prontas, mas saber fazer questionamentos que estimulam seu cliente a encontrá-las.

É um processo reflexivo e orientado para resultados, que possibilitam novas direções, assim como uma nova de ser, agir e pensar. Portanto, proporciona, aprendizado através do autoconhecimento,

Além disso, o coaching pode ser aplicado em vários contextos, e através deste processo pode ser trabalhado questões pessoais ou profissionais.

Acontece através de uma parceira, em que o profissional e o cliente buscam em conjunto estratégias para a realização de seus objetivos.

o que é coachingPara que serve o coaching?

Muitas pessoas têm dúvidas do Coaching o que é, sem saber quais são suas aplicabilidades e funcionalidades.

O Coaching é um processo de autoconhecimento, uma oportunidade de fazer algo diferente em sua vida, que traz em sua essência a redescoberta do indivíduo sobre ele mesmo.

É uma jornada evolutiva, que possibilita uma pessoa tornar-se especialista em si mesmo, conhecer de forma clara e objetiva fatores imprescindíveis para sua evolução como ser humano, como pessoa e como profissional.

Ao passar pelo processo, o indivíduo terá uma possibilidade de ampliar sua visão a respeito de si mesmo, pois um processo estruturado te permitirá entender qual seu estado atual, definir qual seu estado desejado, conhecer seus valores pessoais, suas crenças limitantes, seus ofensores pessoais, suas forças, fraquezas, pontos fortes, perfil comportamental dentre outros conhecimentos de si mesmo.

Esse conhecimento permite a uma pessoa ampliar sua autorresponsabilidade, a fazendo assumir o protagonismo por sua vida de forma mais consciente.

Principais área de atuação do coaching

Os programas de Coaching buscam contribuir para a solução de problemas em diversas áreas como por exemplo: problemas de relacionamento, desenvolvimento da liderança, dificuldade em atingir metas, falta de comunicação, mudança de trabalho, promoção, abertura de nova empresa, superar desafios na carreira, entre outros objetivos, extremamente, importantes e que visam melhorar as competências profissionais necessárias ao mundo corporativo e que afetam os resultados

Existem atualmente no mercado três principais grandes áreas de especialização do coaching, sendo estas:

 

Coaching Pessoal

O coaching pessoal também chamado de Personal ou Life coaching e o tipo de coaching que trabalha com indivíduos que queiram mudar, crescer, reestruturar ou melhorar sua vida pessoal.

Neste processo o trabalho do coach é ajudar seu cliente a superar os desafios presentes em sua vida.

Nesta modalidade de coaching, vamos encontrar sub nichos bem variados, mas que sempre vão atender ao lado pessoais do indivíduo.

 

Coaching Executivo

O Executivo Coaching tem como foco contribuir para que os executivos e profissionais, elevem sua performance e evoluam em suas carreiras.

Nesta modalidade, o trabalho é realizado junto as empresas, diretamente com os executivos, gestores, líderes, para que elevem melhorem seus resultados através do desenvolvimento de competências e mudanças comportamentais no contexto da empresa, através de neurociência, física quântica e teorias comportamentais.

 

Business coaching

Já o Business coaching é mais voltado para as questões organizacionais e trabalha de forma estratégica para alavancar os resultados da organização, através das pessoas.

Neste caso a atuação é realizada na empresa visando aumentar o desempenho do negócio por meio de treinamentos de equipes proporcionando impactos positivos nos resultados das empresas.

O foco Business coaching contribuir para que o time encontre e produza soluções, mais estratégicas e criativas para os possíveis desafios, priorizamos o trabalho em equipe, o foco na solução ao invés do problema, e a resposta nas pessoas, através do desenvolvimento do capital humano.

De acordo com Krausz (2007) o coaching funciona como uma ferramenta de gestão empresarial que possibilita transformação e crescimento na forma de ser, pensar e estar no mundo. Essas modificações podem ocorrer em ambos os contextos, organizacional e pessoal, daquele que participa da atividade ou do processo de coaching.

o que é coaching

O que  um coach faz ?

Um coach, faz seu coachee, refletir, pensar fora da caixa, tomar decisões, fazer autoavaliação. Também ajuda a olhar e avaliar comportamentos indesejados, definir objetivos, traçar metas, ajuda a construir diretriz pessoal, encontrar o seu propósito pessoal.

Um bom coach ajuda seu cliente a ver o que ele não está conseguindo ver, a pensar no que não está conseguindo pensar, impulsiona e motiva para que encontre o melhor dele mesmo, fazendo com que desenvolva naturalmente sua motivação pessoal.

Ele   é um agente propulsor de mudanças pessoais, profissionais, seu sucesso está em ajudar seu cliente a atingir o sucesso dele.

 

Nichos de coaching

Gostaria aqui de destacar que, em função das mais variadas possibilidades e necessidades que o coaching atende, ao longo do tempo, surgiram ramificações em cada uma das principais áreas , que também são denominados nichos de coaching, o que nos permite encontrar diversos profissionais especialistas em subáreas do método.

O entendimento que se tem, é quanto mais específico e especialistas nos tornamos em um assunto, mais teremos condições de desenvolver o coaching junto a estes clientes.

Um nicho é um segmento de pessoas/empresas com, com necessidades distintas, comportamentos distintos e atributos comuns. Entende-se que para atender há um nicho específico, o profissional prepara-se e coloca suas habilidades, competências e experiência no assunto para que através da metodologia coaching possa prestar um serviço focado especificamente naquele mercado/necessidade.

Um profissional que atende por muito tempo em um determinado nicho, pode ser considerado um especialista no assunto, o que irá criar diferenciais para sua carreira e posicionamento no mercado.

 

 Como se tornar um coach?

Coach é uma palavra em inglês que significa treinador, instrutor, portanto, é o profissional que conduz o processo .coaching.

Para tornar coach, o profissional tem que ser qualificado, habilitado e dominar a área em que irá atuar, pois precisará conduzir seu cliente de forma ética e profissional durante sua jornada evolutiva.

Além disso, deve ter competências, habilidades de gestão de pessoas, além de e ser dedicado, estudioso, atualizado e dominar com maestria, a área em que atua.

Ninguém se torna coach com apenas alguns cursos de final de semana, para se tornar um bom profissional, deve dedicar tempo, estudo e foco para aprender sobre comportamento humano, processo evolutivo, dentre outras questões que envolvem um processo estruturado e eficiente .

Tipos de abordagens

o que é coaching

Atualmente no mercado temos algumas abordagens diferentes para a metodologia. No entanto , o que diferencia estas abordagens são suas escolas de formação, as fontes de referências utilizadas e os métodos de desenvolvimento que apresentam.

Algumas formações são mais voltadas resultados, metas, objetivos considerados o objetivo final, as vezes mais voltadas ao processo do que as pessoas de fato.

Outros métodos de coaching ontológico e comportamental, tem um olhar mais sistêmico e humanístico, são voltados ao ser humano, neste tipo de abordagem, o que prevalece é o processo evolutivo do ser.

Esta é a minha abordagem, a abordagem que tem  o indivíduo é o foco central e seus objetivos precisam estar extremamente alinhados com sua essência, seu propósito de vida, seus valores.

Por fim, espero que o texto tenha sido esclarecedor. Ficarei grata com seu comentário aqui embaixo.

Caso queira se aprofundar no tema, assista o vídeo abaixo e se quiser se aprofundar mais no tema ,sugiro que assine meu canal no canal no youtube.

 

Outros artigos que também podem lhe interessar:

O que é mindset?

Coaching para o autoconhecimento

Motivação: a energia para viver

0 Comentários

Deixe o seu comentário!

Quer receber mais informações?
Cadastre seu e-mail abaixo!

Acesse nosso formulário de contato e se cadastre em nossa comunidade de autoconhecimento e desenvolvimento pessoal.

últimos posts

Competências e habilidades a bússola do desenvolvimento pessoal

O que é coaching pessoal

Coach de desenvolvimento pessoal para ampliar suas capacidades!

Por que contratar um coach ?

Desenvolvimento pessoal o que é e como funciona

Coach Pessoal, Palestrante Motivacional, Treinadora Comportamental

TELEFONE / WHATSAPP

+55 (11) 9 6621-9683