CLAUDIA DIAS

COACH PARA DESENVOLVIMENTO PESSOAL E AUTOCONHECIMENTO

O que é e qual a importância do autoconhecimento

Uma das coisas que me causa estranhamento é o fato de o ser humano ter permanecido tanto tempo alheio à importância de conhecer a si mesmo.

Cada um de nós é fruto do que quiser ser, e será aquilo que se propuser a ser, de acordo com a disponibilidade e a permissão que tiver em se tornar. Não somos simplesmente por existir, somos por nos permitir ser.

O autoconhecimento é adquirido através da permissão, de mergulharmos no nosso mais profundo ser para desvendar os mistérios do nosso sistema de funcionamento. Os resultados externos são fruto do movimento interno de cada um de nós, e esse movimento responde a um sistema organizado naturalmente, portanto, somos seres sistêmicos.

Muito de nós, por desconhecer os motivos e os benefícios adquiridos através do autoconhecimento emocional, desconsidera a possibilidade de empreender uma viagem rumo ao conhecimento sobre si mesmo.

O que significa autoconhecimento?

Eu diria que um dos grandes benefícios do autoconhecimento, na prática, é ter à disposição respostas que nos permitem compreender por que pensamos como pensamos, por que agimos como agimos e por que somos como somos.

Pode ser que no primeiro momento essas questões não façam sentido algum para você. Pode até ser que você se questione sobre o porquê de essas respostas serem importantes em sua vida. Eu diria que o importante, nesse caso, não é somente as respostas que você terá, mas o que pode fazer quando tiver essas respostas.

Se pararmos para refletir, muitas dores, desconfortos e desafios que encontramos são oriundos de nossa ignorância de lidar com determinadas questões. Quantos de nós continuamos a fazer as mesmas coisas acreditando que o resultado pode ser diferente, simplesmente por não se perguntar sobre os motivos que nos levam a repetir padrões recorrentes de pensamentos?

O que é autoconhecimento pessoal

O autoconhecimento pessoal é a capacidade de uma pessoa de entender a si mesma e, através desse entendimento, fazer mudanças comportamentais de maneira consciente.

Quantas vezes seguimos adiante repetindo uma sequência de erros por acreditar que tudo é fruto do acaso, sem pensar que poderíamos assumir a responsabilidade de agir com consciência? Existem estudos que confirmam que 95% de nossas ações são fruto de nossa mente inconsciente; isso é o que proporciona em nossas vidas o tal do piloto automático.

Sair do piloto automático e tirar a responsabilidade de nossas vidas das mãos do acaso. É um ato de sabedoria que proporciona um avanço no processo evolutivo; isso, porém, só acontece quando agimos com proatividade.

Conhecer a si mesmo é, portanto, o primeiro passo para assumirmos a nossa responsabilidade e o protagonismo em nossas vidas. A consciência proporciona a evolução, cria uma vida plena feliz e realizada, produz prosperidade e, mais que isso, ela faz evoluir.

Autoconhecimento para lidarmos com as inevitáveis mudanças

O mundo mudou, está mudando e mudará muito mais. Todos os dias somos surpreendidos por mudanças em várias questões, fatores e situações em nossas vidas e muitas vezes essas mudanças ocorrem de formas inesperadas gerando dúvidas, incertezas e vulnerabilidade.

Diante destas questões, somos levados aos mais variados sentimentos e comportamentos. O nosso piloto automático nos faz repetir velhos hábitos, mesmo diante de novas situações. Muitas vezes até queremos promover mudanças, mas nem sempre sabemos como fazê-las.

Nesse momento, conhecer a si mesmo é extremamente importante, pois isso lhe permitirá agir com resiliência e olhar as situações de forma diferente, com mais maturidade, levando em conta fatores verdadeiramente relevantes para você e que vão de encontro com o seu propósito de vida.

Portanto, conhecer-se é fundamental para fazer escolhas mais conscientes e tomar decisões mais assertivas.

Autoconhecimento e autoestima

A autoestima está relacionada ao amor-próprio, ao bem que uma pessoa quer para si mesma. Tem relação com aceitação, com motivação e valorização pessoal.

Quando nossa autoestima não está elevada, é importante mergulharmos no nosso mais profundo ser e compreender o que está nos desagradando, o que não está apropriado, como estamos nos enxergando, que verdades temos contado a nosso respeito e de que maneira e por que estamos nos sabotando.

Fazer essa avaliação profunda está intimamente relacionada a melhorar esse amor por si mesmo, o que só é alcançado quando embarcamos nesta linda jornada de se autoconhecer em um nível mais profundo.

Esse mergulho interior proporciona respostas, esclarecimentos e a melhoria de sua autoestima.

Autoconhecimento na psicologia

O autoconhecimento é uma das questões trabalhadas tanto na psicologia quanto em processos de desenvolvimento pessoal, terapias alternativas e outros métodos que contribuem com a evolução do ser humano em suas mais variadas dimensões.

O que é hoje uma grande notícia, pois significa que você não estará sozinho (a) nessa busca, afinal, poderá contar com diversos profissionais que dedicam suas vidas, vocação e propósito pessoal em ajudar pessoas que estão em busca dessas descobertas.

Várias metodologias são indicadas, no entanto, hoje em dia algumas são muito efetivas e com foco bem definido; esse é o caso, por exemplo, dos processos de coaching e de cursos de autoconhecimento, amplamente divulgados no mercado.

Autoconhecimento e espiritualidade

Quando falamos em espiritualidade, estamos falando em conexão, em sintonia, em ligação. Há muitas pessoas que confundem religião com espiritualidade e buscam fora de si — em templos e em práticas religiosas — o que na verdade está dentro de si.

Quando nos conhecemos e dedicamos tempo para compreender em primeiro plano o que é espiritualidade e, em segundo plano, o que faz sentido para a nossa existência, entendemos que essa conexão é independente, individual e particular.

A espiritualidade é uma forma de expressão de quem você é, do que você sente, do que acredita e do que quer partilhar.

Porém, compreender a espiritualidade de forma mais madura e “adulta” requer um mergulho interior, uma busca de alma, de ligação com sua essência mais profunda.

É necessário compreender seus valores e princípios e entender de que maneira sua espiritualidade deve ser praticada.

Portanto, ter autoconhecimento não é apenas ler livros e estudar. Trata-se de uma jornada interior que te leva ao encontro de si mesmo (a).

Não é apenas sobre entender como escrever corretamente essa palavra, se é autoconhecimento ou auto conhecimento, mas sobre vivê-lo em plenitude.

Pense nisso e avalie a possibilidade de compreender o significado de autoconhecimento em sua vida e com isso ampliar sua consciência. A boa notícia é que atualmente existem muitos métodos e processos que nos permitem fazer esse mergulho interior.

E se as informações acima foram úteis e você entende que é importante desenvolver seu autoconhecimento, entre em contato e conheça nossos programas de coaching e treinamentos comportamentais.

Espero que o texto tenha sido esclarecedor. Ficarei grata com seu comentário aqui embaixo.

 

Outros artigos que também podem lhe interessar:

Felicidade não é sobre ter ,mas  sobre estar 

O que é inteligência emocional

O que é mindset

0 Comentários

Deixe o seu comentário!

Quer receber mais informações?
Cadastre seu e-mail abaixo!

Acesse nosso formulário de contato e se cadastre em nossa comunidade de autoconhecimento e desenvolvimento pessoal.

últimos posts

Desenvolvimento pessoal: como e por que buscá-lo

Como o otimismo pode ajudar a lidar com o fracasso

Recomeçar a vida: às vezes é preciso desconstruir para reconstruir

O que é e qual a importância do autoconhecimento

Como você enxerga o mundo?

Coach Pessoal, Palestrante Motivacional, Treinadora Comportamental

TELEFONE / WHATSAPP

+55 (11) 9 6621-9683