
Inteligência emocional é a capacidade que permite ao indivíduo identificar, reconhecer e aprender a lidar com seus sentimentos e emoções de forma madura e consciente.
É a maior competência de autoconhecimento alcançada pelo ser humano, que através da inteligência emocional consegue gerir suas emoções e usa-as a seu favor.
A inteligência emocional também proporciona maior compreensão sobre as emoções de outras pessoas, o que possibilita a quem desenvolve esta capacidade ter relações interpessoais mais saudáveis e enriquecedoras.
Em tempos em que existem tantas pessoas que apresentam sinais de desequilíbrio emocional e que sofrem por não conseguir gerir suas emoções, as pessoas que evoluem neste tema conseguem, pensar, sentir e agir de maneira mais consciente, assertiva e competente.
Aprender sobre inteligência emocional o que é, nos proporciona, reconhecer, entender e administrar as nossas próprias emoções, bem como reconhecer, entender e influenciar no comportamento dos demais seres com quem convivemos.
De cordo com Daniel Goleman psicólogo estadunidense criador do conceito., “A vida é muito mais suave se você tem uma boa inteligência emocional”.
A teoria e conceito de Inteligência Emocional surgiu em 1990, através de estudos dos pesquisadores Peter Salovey e John Mayer, os principais investigadores em inteligência emocional
Os dois publicaram um artigo científico em que propõe que a inteligência emocional é “a habilidade para controlar os sentimentos e emoções em si mesmo e nos demais, discriminar entre elas e usar essa informação para guiar as ações e os pensamentos”
Em uma revisão em seus artigos anos depois Mayer e Salovey, definem que “Inteligência emocional envolve a habilidade de perceber com precisão, avaliar, e expressar emoções; a habilidade de acessar e/ou gerar sentimentos quando eles facilitam o pensamento; a habilidade de entender emoções e conhecimento emocional; e a habilidade de regular emoções para promover inteligência emocional e crescimento intelectual” (Mayer & Salovey, 1997 ).
Com esta revisão a inteligência emocional passa a ser vista em quatro grupos de habilidades, sendo estas:
1) Percepção das emoções Habilidade para perceber e identificar as emoções próprias e alheias, incluindo na voz das pessoas, nas obras de arte, na música, nas histórias. A pessoa que possui essa habilidade identifica a variação e mudança no estado emocional de outra.
2) Uso das emoções Habilidade para usar as emoções para facilitar os processos cognitivos (na solução de problemas, tomada de decisões, relações interpessoais). O que implica a capacidade de empregar as informações emocionais para facilitar o pensamento e o raciocínio
3) Entender emoções – é a habilidade de captar variações emocionais nem sempre evidentes, ou seja, compreender as emoções e as formas como estas se combinam, progridem e mudam.
4) Controlo (e transformação) da emoção – Criar estratégias para mudar os próprios sentimentos e saber avaliar se elas são eficazes ou não, o que constitui o aspecto mais na aptidão para lidar com os próprios sentimentos.
De acordo com Mayer e Salovey (2007) essa definição atualizada sugere que a emoção nos faz pensar mais inteligentemente e, por outro lado, pensamos inteligentemente sobre as emoções.
Em 1995, Daniel Goleman autor do livro Inteligência Emocional, define que o ‘que é inteligência emocional “capacidade de identificar os nossos próprios sentimentos e os dos outros, de nos motivarmos e de gerir bem as emoções dentro de nós e nos nossos relacionamentos“.
Para o psicólogo a inteligência emocional e quem determina o sucesso e o insucesso das pessoas, segundo ele, a inteligência emocional pode ser categorizada em cinco habilidades:
1. Autoconhecimento emocional – Habilidade de reconhecer as próprias emoções e sentimentos quando ocorrem;
2. Controle emocional – Habilidade em lidar com os próprios sentimentos, adequando-os a cada situação vivida;
3. Automotivação – Habilidade em dirigir as emoções a serviço de um objetivo ou realização pessoal;
4. Reconhecimento de emoções em outras pessoas – Habilidade de reconhecer emoções no outro e empatia de sentimentos;
5. Habilidade em relacionamentos interpessoais – Habilidade em interagir com outros indivíduos utilizando competências sociais.
As três primeiras são habilidades intrapessoais e as duas últimas, interpessoais e de forma geral contribuem para o relacionamento do ser-humano tanto consigo mesmo como com o outro.
De acordo com alguns especialistas no assunto “pessoas com melhor gerenciamento de suas próprias emoções são possivelmente mais bem sucedido na gestão de suas vidas pessoais e profissionais, o que culmina em maior qualidade de vida.
O mundo mudou, está mudando e mudará ainda mais, isso é fato. Se antes sofríamos pela falta de informação, hoje sofremos pelo excesso, diariamente somos inundados por questões desafiadoras, temos que conviver com os mais variados tipos de pessoas, e somos expostas as mais variadas situações.
O conhecimento viaja na velocidade da luz, a informação muda a todo tempo, o novo fica obsoleto com uma facilidade inimaginável, competição, concorrência, performance, metas, objetivos, responsabilidade, são temas que estão a todo tempo em nossas rodas.
Somos desafiados a fazer escolhas conscientes, tomar decisões mais assertivas, conflitos são parte de nossa jornada , desafios precisam ser superados ,relacionamentos precisam ser construídos e o que nos possibilita sermos bem sucedido nesta jornada é a capacidade que temos de sermos conscientes diante da vida , situações impossíveis aqueles que não possuem liderança e inteligência emocional.
Por todo o exposto ter equilíbrio emocional não é mais opção é uma obrigação a todos aqueles que buscam excelência em suas vidas pessoais e profissionais.
Em contextos corporativos em que precisamos conduzir situações das mais variadas, os profissionais da atualidade precisam ter comportamentos alinhados as demandas que precisam executar e as funções que precisam desempenhar.
Metas , objetivos , performance, produtividade ,liderança de pessoas , pensar fora da caixa , intermediar conflitos entre pessoas , estimular o potencial das pessoas que fazem parte do seu time ,aumentar lucros ,diminuir custos , estas são algumas das muitas funções que precisam ser encaradas pela maioria dos profissionais frente a suas organizações nos dias de hoje, que podem ser muito desgastantes para aqueles que não possuem equilíbrio emocional.
Ter inteligência emocional no trabalho está intimamente relacionada a desempenho profissional e além de um fator diferencial está presente nas necessidades de empresa que buscam elevar a performance dos seus colaboradores.
Uma das maiores diferenciais profissionais da atualidade, é a capacidade que cada pessoa tem no gerenciamento de suas emoções, já que “emoções estão em toda parte em nossas vidas, e vivemos direto ou indiretamente sob o impacto delas.
Existem momentos que temos comportamentos limitantes, que geram resultados não satisfatórios, situações em que o desequilíbrio emocional, pode colocar tudo a perder, ou tornar as coisas mais difíceis e desafiadoras. Nestes momentos ter equilíbrio emocional, bom senso, sensatez faz toda a diferença, e nem sempre essa é uma competência comum a todos.
Para aqueles que buscam sua evolução pessoal e profissional e entendem que esta capacidade irá fazer com que viva sua vida de forma mais plena e realizada, atualmente existem muitas maneiras de desenvolvê-la e querem aprender como ter inteligência emocional.
Esta habilidade está relacionada ao desenvolvimento do autoconhecimento, capacidade que temos em se conhecer de uma forma profunda, entender nosso sistema de funcionamento e de forma consciente fazer o uso deste conhecimento a nosso favor.
Desenvolver a inteligência emocional é uma viagem profunda em si mesmo, um mergulho interior em que olhar para si mesmo e refletir sobre a maneira que vive suas relações e como lida com fatores que são estressantes, desafiadores em seu dia a dia.
Esta viagem pode ser realizada de várias maneiras de forma direta e indireta, hoje temos muitas formas de desenvolver está competência, como por exemplo livros e cursos de inteligência emocional.
Para aqueles que buscam maior compreensão sobre o tema, sugiro que se aprofunde conhecendo os principais livros sobre inteligência emocional, para que possam enriquecer sua biblioteca e seu conhecimento sobre o assunto.
Além disso caso tenha interesse, caso queira conheça nossos cursos de inteligência emocional online e presencial.
1. Inteligência Emocional – Daniel Goleman.
2. Antifrágil – Nassim Nicholas.
3. Florescer: Uma nova e visionária interpretação da felicidade e do bem-estar – Martin Seligman.
4. Felicidade Autêntica – Martin Seligman.
5. Comunicação Não Violenta – Marshall Rosemberg
6. Inteligência Emocional 2.0 – Travis Bradberry e Jean Greaves
7. Agilidade Emocional – Susan David
8. 10% Mais Feliz, de Dan Harris
9. Inteligência positiva – Shirzad Chamin
10. Inteligência emocional: A teoria revolucionária que redefine o que é ser inteligente- Daniel Goleman.
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