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O QUE É INTELIGÊNCIA EMOCIONAL?

Autoconhecimento Emocional

Inteligência emocional é a capacidade que permite ao indivíduo identificar, reconhecer e aprender a lidar com seus sentimentos e emoções de forma madura e consciente.

É a maior competência de autoconhecimento alcançada pelo ser humano, que através da inteligência emocional consegue gerir suas emoções e usa-as a seu favor.

A inteligência emocional também proporciona maior compreensão sobre as emoções de outras pessoas, o que possibilita a quem desenvolve esta capacidade ter relações interpessoais mais saudáveis e enriquecedoras.

Em tempos em que existem tantas pessoas que apresentam sinais de desequilíbrio emocional e que sofrem por não conseguir gerir suas emoções, as pessoas que evoluem neste tema conseguem, pensar, sentir e agir de maneira mais consciente, assertiva e competente.

Aprender sobre inteligência emocional o que é, nos proporciona, reconhecer, entender e administrar as nossas próprias emoções, bem como reconhecer, entender e influenciar no comportamento dos demais seres com quem convivemos.

De cordo com Daniel Goleman psicólogo estadunidense criador do conceito., “A vida é muito mais suave se você tem uma boa inteligência emocional”.

Como surgiu a Inteligência Emocional?

Inteligência Emocional Daniel Goleman

A teoria e conceito de Inteligência Emocional surgiu em 1990, através de estudos dos pesquisadores Peter Salovey e John Mayer, os principais investigadores em inteligência emocional

Os dois publicaram um artigo científico em que propõe que a inteligência emocional é “a habilidade para controlar os sentimentos e emoções em si mesmo e nos demais, discriminar entre elas e usar essa informação para guiar as ações e os pensamentos”

Em uma revisão em seus artigos anos depois Mayer e Salovey, definem que “Inteligência emocional envolve a habilidade de perceber com precisão, avaliar, e expressar emoções; a habilidade de acessar e/ou gerar sentimentos quando eles facilitam o pensamento; a habilidade de entender emoções e conhecimento emocional; e a habilidade de regular emoções para promover inteligência emocional e crescimento intelectual” (Mayer & Salovey, 1997 ).

Com esta revisão a inteligência emocional passa a ser vista em quatro grupos de habilidades, sendo estas:

1) Percepção das emoções Habilidade para perceber e identificar as emoções próprias e alheias, incluindo na voz das pessoas, nas obras de arte, na música, nas histórias. A pessoa que possui essa habilidade identifica a variação e mudança no estado emocional de outra.

2) Uso das emoções Habilidade para usar as emoções para facilitar os processos cognitivos (na solução de problemas, tomada de decisões, relações interpessoais). O que implica a capacidade de empregar as informações emocionais para facilitar o pensamento e o raciocínio

3) Entender emoções – é a habilidade de captar variações emocionais nem sempre evidentes, ou seja, compreender as emoções e as formas como estas se combinam, progridem e mudam.

4) Controlo (e transformação) da emoção – Criar estratégias para mudar os próprios sentimentos e saber avaliar se elas são eficazes ou não, o que constitui o aspecto mais na aptidão para lidar com os próprios sentimentos.

De acordo com Mayer e Salovey (2007) essa definição atualizada sugere que a emoção nos faz pensar mais inteligentemente e, por outro lado, pensamos inteligentemente sobre as emoções.

Inteligência emocional Daniel Goleman

Inteligência Emocional

Em 1995, Daniel Goleman autor do livro Inteligência Emocional, define que o ‘que é inteligência emocional “capacidade de identificar os nossos próprios sentimentos e os dos outros, de nos motivarmos e de gerir bem as emoções dentro de nós e nos nossos relacionamentos“.

Para o psicólogo a inteligência emocional e quem determina o sucesso e o insucesso das pessoas, segundo ele, a inteligência emocional pode ser categorizada em cinco habilidades:

1. Autoconhecimento emocional – Habilidade de reconhecer as próprias emoções e sentimentos quando ocorrem;

2. Controle emocional – Habilidade em lidar com os próprios sentimentos, adequando-os a cada situação vivida;

3. Automotivação – Habilidade em dirigir as emoções a serviço de um objetivo ou realização pessoal;

4. Reconhecimento de emoções em outras pessoas – Habilidade de reconhecer emoções no outro e empatia de sentimentos;

5. Habilidade em relacionamentos interpessoais – Habilidade em interagir com outros indivíduos utilizando competências sociais.

As três primeiras são habilidades intrapessoais e as duas últimas, interpessoais e de forma geral contribuem para o relacionamento do ser-humano tanto consigo mesmo como com o outro.

Por que é importante desenvolver a inteligência emocional?

Cursos de Inteligência Emocional

De acordo com alguns especialistas no assunto “pessoas com melhor gerenciamento de suas próprias emoções são possivelmente mais bem sucedido na gestão de suas vidas pessoais e profissionais, o que culmina em maior qualidade de vida.

O mundo mudou, está mudando e mudará ainda mais, isso é fato. Se antes sofríamos pela falta de informação, hoje sofremos pelo excesso, diariamente somos inundados por questões desafiadoras, temos que conviver com os mais variados tipos de pessoas, e somos expostas as mais variadas situações.

O conhecimento viaja na velocidade da luz, a informação muda a todo tempo, o novo fica obsoleto com uma facilidade inimaginável, competição, concorrência, performance, metas, objetivos, responsabilidade, são temas que estão a todo tempo em nossas rodas.

Somos desafiados a fazer escolhas conscientes, tomar decisões mais assertivas, conflitos são parte de nossa jornada , desafios precisam ser superados ,relacionamentos precisam ser construídos e o que nos possibilita sermos bem sucedido nesta jornada é a capacidade que temos de sermos conscientes diante da vida , situações impossíveis aqueles que não possuem liderança e inteligência emocional.

Por todo o exposto ter equilíbrio emocional não é mais opção é uma obrigação a todos aqueles que buscam excelência em suas vidas pessoais e profissionais.

Inteligência emocional no trabalho

Equilíbrio Emocional

Em contextos corporativos em que precisamos conduzir situações das mais variadas, os profissionais da atualidade precisam ter comportamentos alinhados as demandas que precisam executar e as funções que precisam desempenhar.

Metas , objetivos , performance, produtividade ,liderança de pessoas , pensar fora da caixa , intermediar conflitos entre pessoas , estimular o potencial das pessoas que fazem parte do seu time ,aumentar lucros ,diminuir custos , estas são algumas das muitas funções que precisam ser encaradas pela maioria dos profissionais frente a suas organizações nos dias de hoje, que podem ser muito desgastantes para aqueles que não possuem equilíbrio emocional.

Ter inteligência emocional no trabalho está intimamente relacionada a desempenho profissional e além de um fator diferencial está presente nas necessidades de empresa que buscam elevar a performance dos seus colaboradores.

Uma das maiores diferenciais profissionais da atualidade, é a capacidade que cada pessoa tem no gerenciamento de suas emoções, já que “emoções estão em toda parte em nossas vidas, e vivemos direto ou indiretamente sob o impacto delas.

Como desenvolver inteligência emocional?

Controle Emocional

Existem momentos que temos comportamentos limitantes, que geram resultados não satisfatórios, situações em que o desequilíbrio emocional, pode colocar tudo a perder, ou tornar as coisas mais difíceis e desafiadoras. Nestes momentos ter equilíbrio emocional, bom senso, sensatez faz toda a diferença, e nem sempre essa é uma competência comum a todos.

Para aqueles que buscam sua evolução pessoal e profissional e entendem que esta capacidade irá fazer com que viva sua vida de forma mais plena e realizada, atualmente existem muitas maneiras de desenvolvê-la e querem aprender como ter inteligência emocional.

Esta habilidade está relacionada ao desenvolvimento do autoconhecimento, capacidade que temos em se conhecer de uma forma profunda, entender nosso sistema de funcionamento e de forma consciente fazer o uso deste conhecimento a nosso favor.

Desenvolver a inteligência emocional é uma viagem profunda em si mesmo, um mergulho interior em que olhar para si mesmo e refletir sobre a maneira que vive suas relações e como lida com fatores que são estressantes, desafiadores em seu dia a dia.

Esta viagem pode ser realizada de várias maneiras de forma direta e indireta, hoje temos muitas formas de desenvolver está competência, como por exemplo livros e cursos de inteligência emocional.

Inteligência Emocional Livro

Inteligência Emocional no Trabalho

Para aqueles que buscam maior compreensão sobre o tema, sugiro que se aprofunde conhecendo os principais livros sobre inteligência emocional, para que possam enriquecer sua biblioteca e seu conhecimento sobre o assunto.

Além disso caso tenha interesse, caso queira conheça nossos cursos de inteligência emocional online e presencial.

1. Inteligência Emocional – Daniel Goleman.

2. Antifrágil – Nassim Nicholas.

3. Florescer: Uma nova e visionária interpretação da felicidade e do bem-estar – Martin Seligman.

4. Felicidade Autêntica – Martin Seligman.

5. Comunicação Não Violenta – Marshall Rosemberg

6. Inteligência Emocional 2.0 – Travis Bradberry e Jean ‎Greaves

7. Agilidade Emocional – Susan David

8. 10% Mais Feliz, de Dan Harris

9. Inteligência positiva – Shirzad Chamin

10. Inteligência emocional: A teoria revolucionária que redefine o que é ser inteligente- Daniel Goleman.

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