CLAUDIA DIAS

COACH PARA DESENVOLVIMENTO PESSOAL E AUTOCONHECIMENTO

Propósito de vida: o que é, qual a importância e como encontrar o seu

Ter um propósito de vida, primeiramente, está ligado a ter uma diretriz, um rumo. É sobre não estar à deriva. Quando tomamos decisões baseadas em nosso propósito temos clareza do que aquilo significa para nossas vidas.

Neste artigo eu explico o que é um propósito de vida, qual a importância de ter um e como encontrar o seu propósito e como o coaching pode lhe ajudar nesse processo. Boa leitura!

O que é um propósito de vida?

Um propósito de vida está ligado  principalmente, ao desejo de realizar algo, a uma missão pessoal. Naqueles momentos em que nos questionamos sobre por que fazemos o que fazemos e por que agimos da forma como agimos, o propósito nos ajuda a ir de encontro a uma resposta.

Um propósito pode variar desde um desígnio para adquirir um bem material até algo mais abstrato, como por exemplo ser uma pessoa melhor a cada dia.

Por que ter um propósito?

Uma pessoa sem propósito de vida corre o risco de viver no piloto automático, ou seja, ela faz o que tem de fazer, mas sem saber por que o faz. Ela acorda cedo, vai trabalhar, volta, dorme e no dia seguinte segue a mesma rotina — ela  começa a segunda-feira já pensando no final de semana.

Um propósito nos ajuda a ter brilho nos olhos, a focar em algo que vai além de nossas preocupações cotidianas. Além disso, ele nos sustenta nos dias mais difíceis. É esse propósito que nos motiva a levantar da cama todos os dias.

É importante lembrar que um propósito é algo pessoal, ou seja, está ligado ao significado que nós damos às coisas; por esse motivo, um propósito não pode ser algo que alguém escolheu para nós.

Quando não atuamos como nosso propósito

Digo isso porque é comum ver pessoas que seguem o propósito que foi imposto a elas. Quando um pai diz ao filho, desde pequeno, que quando crescer ele será médico, até pode ser que o filho se torne um médico, mas isso não significa que ele se sentirá realizado. Antes de mais, é preciso saber se aquilo é o que ele realmente quer. Muitas vezes para agradar os pais ou até por medo de dizerem o que pensam, os filhos seguem por um caminho contrário do que realmente gostariam.

Portanto, mesmo que a contragosto, essa pessoa acaba por colocar como propósito de vida tornar-se um médico para ajudar as pessoas. Mas se isso não for o que ele realmente quer, isso não se sustentará. Em determinado momento, é provável que ele se depare com uma extrema frustração.

Seguindo esse exemplo, num momento de dificuldade, a chance de esse médico se ver perdido é grande, afinal, ele se dedicou anos e anos a fazer algo que não queria.

Nos dias mais turbulentos, é o propósito que sustenta nossa razão de viver — isso depende do propósito escolhido, claro. Por isso é importante que o propósito seja algo sólido, que possa se sustentar por um longo prazo.

Um propósito supérfluo — aqui, a reflexão sobre o que é ou não supérfluo fica a cargo de cada pessoa  — pode não ser suficiente para nos motivar a agir com resiliência.

Um propósito de vida pode ser algo gigantesco, como encontrar a cura para o câncer, mas também algo aparentemente mais simples, mas que também fará a diferença, como por exemplo ajudar as pessoas de uma comunidade.

 “O mistério da existência humana não reside apenas em permanecer vivo, mas em encontrar algo pelo qual viver” — Fyodor Dostoyevsky

Como encontrar meu propósito de vida?

A psicóloga Clara Hill destaca que uma das chaves para encontrar nosso propósito é refletir sobre o significado das coisas que fazemos. Quando deixamos de ser protagonistas de nossas próprias vidas, as circunstâncias passam a nos guiar.

Então, quando algo grande acontece, como por exemplo a morte de um ente querido, a falência ou até mesmo uma demissão, a gente se choca e se sente sem chão; por vezes, sentimos vontade de desistir. E por quê? Porque nossa base de sustentação é frágil.

Nessas horas, é o propósito que nos alimenta, que nos ajuda a lembrar do que é importante para nós e do porquê de estarmos onde estamos.

Aqui, faço referência aos seis pilares para encontrar um propósito de vida, conforme proposto por Adam Sicinski.

Os seis pilares do propósito de vida

  1.  Autoconsciência:Para encontrar seu propósito de vida, primeiro é preciso compreender quem você é e como você vive atualmente.
  2. Motivações : Entender qual seu propósito de sua vida também requer compreensão sobre as motivações internas que conduzem seu comportamento.
  3. Sonhos: Também é preciso estar em sintonia com seus sonhos e aspirações mais profundas para o futuro.
  4.  Experiência de vida: O processo de descoberta do seu propósito está ligado, ainda, à busca de pistas que você deixou para trás ao longo de uma vida inteira de experiências. O que você sabe fazer? Quais seus talentos?
  5. Criando um ideal : Desvendar o propósito de sua vida requer um pouco de planejamento para ajudá-lo a imaginar uma vida ideal para si mesmo. Aonde você quer chegar? Tente visualizar como seria se você pudesse concretizar aquilo que tanto deseja.
  6. Chamado superior : Por fim, é importante estar em sintonia com o seu “eu”, afinal, isso irá ajudá-lo a descobrir razões significativas para viver.

Como o coaching pode ajudar

Meu propósito de vida é ajudar as pessoas, e eu encontrei no coaching um meio de realizar isso. E o que é o coaching?  Bom, o coaching é uma metodologia que ajuda o indivíduo a ampliar sua percepção sobre sua vida, tanto no aspecto pessoal como no profissional.

Nas sessões de coaching que realizo com meus clientes eu os estimulo a fazerem uma viagem sobre os seus grandes porquês. Por que fazem o que fazem? Isso é bom? Isso os motiva ou não?

Da mesma forma, ajudo a encontrar as respostas para essas questões , o que é muito importante para ajudar o coachee (cliente) a entender seu verdadeiro propósito de vida.

Portanto ,se quer ajuda para encontrar seu propósito,entre em contato comigo pelo Whatsapp (11) 96621-9683 para conversarmos!

 

Outros artigos que também podem lhe interessar:

O que é resiliência e quais as características de uma pessoa resiliente

O que é coaching comportamental

Autoavaliação é a melhor forma de começar seu processo de autoconhecimento!

 

0 Comentários

Deixe o seu comentário!

Quer receber mais informações?
Cadastre seu e-mail abaixo!

Acesse nosso formulário de contato e se cadastre em nossa comunidade de autoconhecimento e desenvolvimento pessoal.

últimos posts

Desenvolvimento pessoal: como e por que buscá-lo

Como o otimismo pode ajudar a lidar com o fracasso

Recomeçar a vida: às vezes é preciso desconstruir para reconstruir

O que é e qual a importância do autoconhecimento

Como você enxerga o mundo?

Coach Pessoal, Palestrante Motivacional, Treinadora Comportamental

TELEFONE / WHATSAPP

+55 (11) 9 6621-9683