Claudia Dias

O que é coaching comportamental e como ele pode te ajudar?

coaching comportamentalCoaching Comportamental uma estratégia de crescimento pessoal!

Coaching comportamental, é um processo de desenvolvimento humano que favorece e estimula a transformação pessoal através da alteração do comportamento indesejado.

Por meio desta metodologia, o participante será convidado a compreender de forma sistêmica como seus comportamentos influenciam diretamente em seus resultados.

Logo, essa modalidade de coaching   possibilita o  desenvolvimento de autoconhecimento, ou seja, permite que o indivíduo conheça melhor a si mesmo.

De maneira idêntica, são propostos exercícios cuja finalidade é permitir uma autorreflexão sobre aspectos que precisam ser modificados no seu padrão de comportamento.

O objetivo do Coaching Comportamental é   antes de tudo, ajudar o participante a desenvolver novos comportamentos que sejam congruentes aos objetivos traçados além de criar um plano de desenvolvimento pessoal estruturado.

A abordagem comportamental está relacionada a ciência do comportamento humano, bem como, trata questões sistêmicas e tem como foco no indivíduo.

É indicado para pessoas que desejam modificar padrões repetitivos e estados emocionais conflitantes ou limitantes, desenvolver habilidades e competências específicas, superar conflitos e obstáculos.

 

 

coaching comportamental e sistemicoQuais as vantagens do coaching para trabalhar o comportamento?

Uma das maiores vantagens do coaching, é permitir e encorajar seus participantes a entender que seu funcionamento é sistêmico e como um padrão repetitivo cria sempre os mesmos resultados.

Contudo, é uma abordagem que contribui para o desenvolvimento sistêmico e integral do ser em que o indivíduo terá uma melhor abordagem no que tange a tomada de decisão, entre outros aspectos e questões que os permitam evoluir em sua vida de forma geral.

De acordo com, a teoria comportamental, estimula a autorreflexão, cujo foco é proporcionar um olhar mais crítico sobre a maneira que está vivenciando sua vida.

 

Portanto, de uma maneira abrangente e sistêmica, contribui para o desenvolvimento pessoal e profissional de uma pessoa.

 

Desenvolvimento Integral Sistêmico

De acordo com Clutterbook (2007)  Coaching é uma atividade feita com alguém e não para alguém. A responsabilidade para fazer com que este processo funcione e compartilhada entre coache e coachee. Ambos precisam demonstrar conduta e confiança de abertura essenciais para o estabelecimento de vínculo entre eles.

O Coaching é um Programa de Desenvolvimento Integral e Sistêmico, tem como propósito ajudar os indivíduos a pensarem de forma sistêmica, a compreenderem melhor a si mesmos e a redefinirem objetivos alinhados a seus valores pessoais e a seu propósito de vida e, a partir de então, proporcionar o desenvolvimento do ser humano, em suas mais variadas dimensões.

O foco do trabalho é a transformação pessoal através do desenvolvimento do capital humano, o que possibilita que as pessoas revejam sua conduta e comportamentos.  É um diálogo que acima de tudo, dá origem a uma nova forma de pensar e agir.

Entretanto, possibilita ao ser-humano reconectar-se com seus recursos internos e a sua capacidade de intervir, conquistando bem-estar e maior eficácia para atingir os resultados necessários.

É um processo onde o crescimento ocorre através de uma aprendizagem transformacional que questiona, com respeito, as formas tradicionais de perceber e interpretar, da mesma forma, estimula os indivíduos a quebrarem padrões comportamentais habituais indesejados para começarem a agir com maior criatividade, protagonismo e proatividade, o que os permite desenvolver competências emocionais do sentir, pensar e agir.

 

coaching integral sistemicoUma proposta de mudança para o ser-humano!

Dessa forma, a proposta do coaching comportamental ou coaching sistêmico é desenvolver novas atitudes e competências para gerar novas ideias.

Além disso, ajuda a criar possibilidades, descobrir novos caminhos e encontrar novas ligações, seja em termos pessoais e profissionais.

Em outras palavras, é um processo em que nos conectamos aos nossos recursos internos e a nossa capacidade de intervir, conquistando bem-estar e maior eficácia para atingirmos os resultados necessários.

Portanto, o é considerado um processo transformacional onde o indivíduo, as equipes e as organizações descobrem e desenvolvem o seu potencial e ampliam as possibilidades de ação, incrementando a qualidade e a eficácia das suas formas de trabalho e de convivência.

Trata-se de uma forma de aprendizagem que primeiro, se desenrola por diálogos dirigidos a um indivíduo que se denomina Coachee.

O intuito é fazer com que a pessoa, de um modo integral, possa abrir a sua mente à mudança para aprender através do conhecimento e, assim, obter uma gama de possibilidades e perspectivas em relação ao mundo.

 

O Coaching não determina aos indivíduos o que eles devem fazer; pelo contrário, o objetivo é modificar as ações do observador, por mecanismos de autoajuda, como a autoconsciência e a autoavaliação, ao entregar-lhe um conjunto novo e mais amplo de ações para sustentar a nova perspectiva desenvolvida.

Quais os possíveis ganhos e aprendizados no coaching?

  • Abrir o leque de possibilidades diante de uma situação.
  • Alcançar mais segurança para você fazer escolhas de  mais consciente e tome decisões mais assertivas.
  • Alinhar os valores pessoais.
  • Ampliar a consciência.
  • Ampliar o entendimento a respeito do sistema de funcionamento interno.
  • Aprender a resolver conflitos com rapidez.
  • Aumentar seu grau de autoconhecimento.
  • Compreender a respeito das crenças pessoais (impulsionadoras e limitantes).
  • Compreender quais são suas forças e fraquezas.
  • Conhecer suas características comportamentais
  • Definir estratégias assertivas para sua vida.
  • Desenvolver o conhecimento de si próprio.
  • Desenvolver uma comunicação mais assertiva.
  • Elevar a autoestima.
  • Elevar o nível de comunicação de um indivíduo.
  • Eliminar comportamentos improdutivos.
  • Identificar padrões comportamentais nocivos
  • Melhorar a desempenho do profissional.
  • Melhorar as relações interpessoais.
  • Melhoria na tomada de decisões.
  • Mergulhar no seu eu interior.
  • Modificar o modelo mental.
  • Preparar-se para vivenciar novos desafios.
  • Transformar limitações em possibilidades

 

Enfim, coaching não é mágica, más um processo estruturado de evolução pessoal, que deve ser conduzido por um profissional, habilidoso, competente, que ajude seu cliente a ter o aprendizado que está buscando.

Espero que o texto tenha sido esclarecedor. Ficarei grata com seu comentário aqui embaixo.

Outros artigos que também podem lhe interessar:

 

Entenda o que é coaching de performance

O que é coaching de vida.

O que significa coaching?

 

AN