Claudia Dias

Coaching como ele contribui para sua performance?

Como Coaching Pode AjudarCoaching é a metodologia de desenvolvimento pessoal que mais contribui para performance humana. Possibilitando elevar o desempenho em vários aspectos da vida!

É um processo com foco no  desempenho de um indivíduo grupo, empresa, aumentando significativamente os resultados positivos.

O Coaching de performance, é também é um processo que possui uma essência colaborativa e participativa, cujo propósito é fazer com que o ser humano desenvolva suas competências em sua potencialidade máxima.

Portanto,  proporciona a melhoria dos aspectos comportamentais e contribui grandiosamente para o alcance em metas e objetivos.

O que é um coaching, na prática?

O coaching é um método indicado para qualquer pessoa que busca evolução pessoal. Na prática, ele é um processo de gerenciamento e desenvolvimento de pessoas.

Auxilia no desenvolvimento de competências comportamentais, essenciais para qualquer processo de desenvolvimento humano.

O principal objetivo do coaching, é o desenvolvimento de comportamentos mais assertivos e alinhados com todas as áreas da vida de uma pessoa.

Abordando o coaching como uma ferramenta de pessoal perceberemos que o método em sua essência de maneira prática, produz o desenvolvimento do autoconhecimento.

 

O Que o Coaching Possibilita

O que é um coach pelo ponto de vista dos especialistas?

Um dos maiores especialistas em coaching John Whitmore, apresenta os seguintes pressupostos:

Primeiro, coaching ajuda as pessoas a desbloquearem seu potencial para maximizar seu próprio desempenho.

Em simultâneo, produz mudanças fundamentais na percepção de si mesmas e para com os outros.

Sob o mesmo ponto de vista, ele diz que, os resultados dos processos de coaching abordando de forma sistêmica, são frutos da sua abordagem diferenciada e pela relação de apoio e comunicação mutua.

Conforme, o especialista, a função de um coach pessoal é provocar reflexões, inspirar as pessoas à ação.

Em outras palavras, o’que é um coach faz é contribuir para que seu cliente elimine, bloqueios amplie sua consciência sobre os potenciais das pessoas em função das metas e objetivos.

Primeiramente, o que um coach faz é, apoiar a pessoa na reflexão sobre todas as áreas da vida, entendendo de que forma essas áreas se relacionam com seus objetivos, proporcionando o crescimento e o desenvolvimento na totalidade, tendo como base o trabalho da consciência e a responsabilidade.

Para John, coaching é o título apresenta essa essência, sendo a chave do sucesso está numa profunda mudança gerencial, na criação de uma nova cultura de liderança focada em elementos-chave.

John acreditava que a hierarquia dá lugar à cooperação, a culpa dá lugar à avaliação honesta, a pressão é substituída pela automotivação e pelo desafio, e a mudança deixa de ser temida para ser bem-vinda.

Treinando John Whitmore

No âmbito profissional o Coaching pode.

De acordo O’NEIL (2001) a essência do coaching é ajudar o indivíduo a resolver seus problemas e a transformar o que aprendeu em resultados positivos para si e para a equipe por ele liderada. Dessa forma, seu aprendizado é ampliado para seu grupo de trabalho e, daí, para a coletividade organizacional.

Já Chiavenato (2002) diz que o coaching é um relacionamento que envolve pelo menos duas pessoas, o coach e o aprendiz. Ele se baseia em um vínculo que impulsiona talento, cria competências e estimula potencialidades.

Tal qual proporcionar satisfação, realização e crescimento profissional o coaching ajuda as pessoas a se conhecerem de maneira sistêmica.

A essência do coaching, pressupões ajudar uma pessoa a conhecer seu perfil, tendências profissionais, motivadores pessoais e comportamentais.

Também pressupõe um trabalho baseado em auxiliar na reformulação de atitudes quanto à carreira. Pois, é um processo que permite definir um plano de carreira, com metas e objetivos claros.

Proporciona visão de futuro profissional e definição de objetivos e metas alinhados ao que se pretende.

Desse modo, o coaching é um processo de aprendizagem, que proporciona a expansão de ação efetiva. Amplia a capacidade de observação do indivíduo, ao desenvolver esta capacidade, encontra novas possibilidades, que transformarão, suas ações.

Toda ação resulta de uma determi­nada observação, visto que cada pessoa interpreta diferentemente a situação que enfrenta.

Benefícios do Coaching de Performance

 

Qual o papel de um coach?

Entender o ‘que é um coach, é muito importante, pois como o termo é relativamente novo causa confusão em vários aspectos.

Coach é um profissional que facilita processos, em que por uma orientação prática promove o desenvolvimento pessoal e profissional do seu cliente. Isso acontece por mudanças autopromovidas.

Um coach ajuda a desenvolver lideranças, melhorar a atuação do profissional, definir estratégias assertivas, capacitar o profissional para novos desafios.

Além disso, por se tratar de um profissional focado no desenvolvimento humano, contribui para que seu cliente elimine comportamentos improdutivos, transforme limitações em possibilidades, e desenvolva  novas competências.

O coaching pode ajudar o profissional tanto na tomada de decisões, quanto na melhoria das relações interpessoais, desempenhar um trabalho mais efetivo.

Portanto, ele  também pode contribuir para equipes e ajudar as mesmas a entender como equilibrar seus resultados.

 

Minha atuação como coach !

Meu nome é Claudia sou coach profissional,   desde 2009,além de treinadora comportamental e  escritora sobre os  temas autoconhecimento e  desenvolvimento pessoal.

Em minha jornada  já acumulei mais de 5.000 horas de atendimento. Oque me confere propriedade para tratar o assunto.  Desejo que o artigo tenha sido esclarecedor e caso tenha gostado, me acompanhe nas redes sociais destacadas aqui no rodapé do site!

Um abraço e até a próxima!

 

 

Outros artigos que também podem lhe interessar:

Coaching comportamental

O que é coaching de vida?

O que significa coaching

 

AN