Coaching é a metodologia de desenvolvimento pessoal que mais contribui para performance humana. Possibilitando elevar o desempenho em vários aspectos da vida!
É um processo com foco no desempenho de um indivíduo grupo, empresa, aumentando significativamente os resultados positivos.
O Coaching de performance, é também é um processo que possui uma essência colaborativa e participativa, cujo propósito é fazer com que o ser humano desenvolva suas competências em sua potencialidade máxima.
Portanto, proporciona a melhoria dos aspectos comportamentais e contribui grandiosamente para o alcance em metas e objetivos.
O que é um coaching, na prática?
O coaching é um método indicado para qualquer pessoa que busca evolução pessoal. Na prática, ele é um processo de gerenciamento e desenvolvimento de pessoas.
Auxilia no desenvolvimento de competências comportamentais, essenciais para qualquer processo de desenvolvimento humano.
O principal objetivo do coaching, é o desenvolvimento de comportamentos mais assertivos e alinhados com todas as áreas da vida de uma pessoa.
Abordando o coaching como uma ferramenta de pessoal perceberemos que o método em sua essência de maneira prática, produz o desenvolvimento do autoconhecimento.
O que é um coach pelo ponto de vista dos especialistas?
Um dos maiores especialistas em coaching John Whitmore, apresenta os seguintes pressupostos:
Primeiro, coaching ajuda as pessoas a desbloquearem seu potencial para maximizar seu próprio desempenho.
Em simultâneo, produz mudanças fundamentais na percepção de si mesmas e para com os outros.
Sob o mesmo ponto de vista, ele diz que, os resultados dos processos de coaching abordando de forma sistêmica, são frutos da sua abordagem diferenciada e pela relação de apoio e comunicação mutua.
Conforme, o especialista, a função de um coach pessoal é provocar reflexões, inspirar as pessoas à ação.
Em outras palavras, o’que é um coach faz é contribuir para que seu cliente elimine, bloqueios amplie sua consciência sobre os potenciais das pessoas em função das metas e objetivos.
Primeiramente, o que um coach faz é, apoiar a pessoa na reflexão sobre todas as áreas da vida, entendendo de que forma essas áreas se relacionam com seus objetivos, proporcionando o crescimento e o desenvolvimento na totalidade, tendo como base o trabalho da consciência e a responsabilidade.
Para John, coaching é o título apresenta essa essência, sendo a chave do sucesso está numa profunda mudança gerencial, na criação de uma nova cultura de liderança focada em elementos-chave.
John acreditava que a hierarquia dá lugar à cooperação, a culpa dá lugar à avaliação honesta, a pressão é substituída pela automotivação e pelo desafio, e a mudança deixa de ser temida para ser bem-vinda.
No âmbito profissional o Coaching pode.
De acordo O’NEIL (2001) a essência do coaching é ajudar o indivíduo a resolver seus problemas e a transformar o que aprendeu em resultados positivos para si e para a equipe por ele liderada. Dessa forma, seu aprendizado é ampliado para seu grupo de trabalho e, daí, para a coletividade organizacional.
Já Chiavenato (2002) diz que o coaching é um relacionamento que envolve pelo menos duas pessoas, o coach e o aprendiz. Ele se baseia em um vínculo que impulsiona talento, cria competências e estimula potencialidades.
Tal qual proporcionar satisfação, realização e crescimento profissional o coaching ajuda as pessoas a se conhecerem de maneira sistêmica.
A essência do coaching, pressupões ajudar uma pessoa a conhecer seu perfil, tendências profissionais, motivadores pessoais e comportamentais.
Também pressupõe um trabalho baseado em auxiliar na reformulação de atitudes quanto à carreira. Pois, é um processo que permite definir um plano de carreira, com metas e objetivos claros.
Proporciona visão de futuro profissional e definição de objetivos e metas alinhados ao que se pretende.
Desse modo, o coaching é um processo de aprendizagem, que proporciona a expansão de ação efetiva. Amplia a capacidade de observação do indivíduo, ao desenvolver esta capacidade, encontra novas possibilidades, que transformarão, suas ações.
Toda ação resulta de uma determinada observação, visto que cada pessoa interpreta diferentemente a situação que enfrenta.
Qual o papel de um coach?
Entender o ‘que é um coach, é muito importante, pois como o termo é relativamente novo causa confusão em vários aspectos.
Coach é um profissional que facilita processos, em que por uma orientação prática promove o desenvolvimento pessoal e profissional do seu cliente. Isso acontece por mudanças autopromovidas.
Um coach ajuda a desenvolver lideranças, melhorar a atuação do profissional, definir estratégias assertivas, capacitar o profissional para novos desafios.
Além disso, por se tratar de um profissional focado no desenvolvimento humano, contribui para que seu cliente elimine comportamentos improdutivos, transforme limitações em possibilidades, e desenvolva novas competências.
O coaching pode ajudar o profissional tanto na tomada de decisões, quanto na melhoria das relações interpessoais, desempenhar um trabalho mais efetivo.
Portanto, ele também pode contribuir para equipes e ajudar as mesmas a entender como equilibrar seus resultados.
Minha atuação como coach !
Meu nome é Claudia sou coach profissional, desde 2009,além de treinadora comportamental e escritora sobre os temas autoconhecimento e desenvolvimento pessoal.
Em minha jornada já acumulei mais de 5.000 horas de atendimento. Oque me confere propriedade para tratar o assunto. Desejo que o artigo tenha sido esclarecedor e caso tenha gostado, me acompanhe nas redes sociais destacadas aqui no rodapé do site!
Um abraço e até a próxima!
Outros artigos que também podem lhe interessar: