contato@claudiacoach.com.br

COACHING ONTOLÓGICO
O coaching que respeita sua forma de ser!

Coaching Ontológico

O que é Coaching Ontológico?

Coaching Ontológico é a vertente do coaching que tem como proposta, ajudar o indivíduo a transformar sua forma de ser, através do desenvolvimento do autoconhecimento.

No coaching ontológico consideramos que a existência humana, tem três domínios primários: corporalidade, emocionalidade e linguagem. Os três são autônomos, mas se relacionam de forma coerente e profunda.

Ao trabalhar desta forma sistêmica, conseguimos perceber que o ser humano, precisa estar integral, pois cada uma das partes afeta o todo, ou seja, o que acontece no âmbito da corporalidade afeta o emocional e a linguagem. O que passa no emocional é expresso na postura corporal e no tipo de histórias que acreditamos, e toda a história que contamos, bem como o que escutamos, impacta nosso corpo e a emoção.

Com esta abordagem o trabalho do coach é identificar junto ao cliente o alinhamento entre comunicação, expressão e sentimento.

Ou seja, por meio do coaching ontológico temos como missão ajudar o cliente a transformar a estrutura de coerência, para que ele fique atento e observe o quanto sua forma de ser afeta os resultados que possui em sua vida.

Qual o propósito do coaching ontológico?

O propósito do coaching ontológico é ajudar o cliente a encontrar novos significados para sua vida, através da autopercepção e reflexão, o que possibilita uma maneira nova de enxergar a si mesmo, as pessoas e a vida. Desta forma ele consegue ampliar sua visão de mundo.

Além disso, o coaching ontológico tem como proposito, permitir ao indivíduo uma reconexão com sua essência, o resgate de sua identidade, o realinhamento de seus papéis, e o desenvolvimento do seu autoconhecimento de forma integral e sistêmica.

O coach pessoal instiga o cliente todo tempo a reavaliar, ressignificar, e se permitir fazer trocas, de costumes, hábitos, comportamentos o que te permitirá ampliar sua visão e as interpretações que faz sobre si, sobre os outros e sobre o mundo em que vive.

Qual a proposta do Coaching Ontológico?

No coaching ontológico o importante é o caminho (a jornada) é perceber o quanto uma rica experiencia nos reconecta como nossa mais profunda essência.

O coaching ontológico fala sobre se responsabilizar, sobre se repensar, sobre assumir o controle e a autor responsabilidade, para que sua vida se torne uma vida mais plena feliz e realizada.

No coaching ontológico o que prevalece, é o desenvolvimento, o aprendizado, autoanalise e a vivência da experiencia.

Aqui aprendemos como as percepções equivocadas atrapalham e atrasam o desenvolvimento pessoal e ou profissional do ser humano.

Coaching ontológico é o mesmo que Life coaching?

No coaching ontológico, o coachee é apoiado a desenvolver competências que potencializarão sua capacidade de aprendizado e de se relacionar com as pessoas, a partir da ampliação de sua visão de mundo.

O cliente passa a ter mais maturidade emocional, para aprender a lidar de uma nova forma com os problemas e caminhos que lhe são apresentados, aproximando-se, de fato, do sucesso almejado.

O coaching ontológico também tem a mesma aplicabilidade que o Life coaching (coaching de vida) e ou coaching pessoal, o que muda aqui é que a abordagem do profissional aqui é mais sistêmica e visa despertar no cliente uma nova forma de ser e agir , utilizado como ferramentas a conversa estruturada, reflexiva e provocante que produz a autorreflexão e o aprendizado, sugerindo a tomada de decisão mais consciente.

Quais os benefícios do coaching ontológico

É um processo riquíssimo de autoconhecimento, de aprendizagem, de estímulos que permite ao coachee uma nova forma de se relacionar com o mundo a sua volta com seu micro e macro- espaço.

O principal benefício é possibilitar ao individuo a reconexão com sua essência, com suas forças internas e conhecer muito mais a respeito de si mesmo de uma forma sistêmica e extremamente valiosa.

Para quem é indicado o Coaching ontológico?

O Coaching ontológico é recomendado para quem quer desenvolver seu autoconhecimento e a se reconectar com sua essência

contato@claudiacoach.com.br