Claudia Dias

O que é coach profissional e como ele atua?

como ser um coach de sucesso

Um coach profissional, é o especialista em pessoas que ajuda os indivíduos a evoluírem em vários aspectos de sua vida, o foco do seu trabalho em contribuir para que cada indivíduo possa vivenciar sua vida de maneira mais plena, feliz e realizada.

É o profissional que se especializa em técnicas de coaching ,ciências e saberes humanos que o permita ajudar pessoas a elevar seu potencial para alcançar seus objetivos de vida.

O trabalho de um coach profissional inclui fornecer orientação, encorajamento, feedback, treinamento e motivação. Sem dúvida nenhuma, eles desempenham um papel importante para ajudar seus coachees a alcançar seus objetivos e atingir seu potencial máximo.

Coachees profissionais ajudam as pessoas a melhorar o desempenho, gerenciar o estresse e desenvolver novas habilidades, fornecendo orientação e suporte em um ambiente confidencial.

Eles ajudam uma pessoa a identificar quaisquer fraquezas ou lacunas os impedem de utilizar seu potencial máximo. Em seguida, eles trabalham com seus coachees para melhorar essas áreas, para garantir que este atinja seu melhor potencial.

coach profissional- coaching profissionalComo se tornar um coach profissional?

Coaching é uma profissão que qualquer pessoa pode exercer, independentemente da sua área de especialização ou formação acadêmica.

Em princípio você pode colocar sua experiência de vida para trabalhar e atuar como um coach informal. No entanto, se você optar por se tornar um coach profissional deverá aprender métodos, técnicas e práticas de coaching.

Além disso, caso queira ser uma autoridade nesta profissão, é imprescindível se capacitar e especializar-se em ferramentas e métodos que favoreçam o desenvolvimento de pessoas.

Para aprender a profissão, existem dois caminhos possíveis: cursos livres de coaching ou cursos de pós-graduação na área. Os cursos livres e formações de coaching, possibilitam a qualquer pessoa seguir uma carreira como coach. Por outro lado, os cursos de pós-graduação só podem ser realizados por quem já concluiu o ensino superior.

Por ser uma carreira em que atuará diretamente com pessoas, além dos cursos de formação em coaching, é recomendado que o profissional se especialize em outras   técnicas, conhecimentos e metodologias que o ajudem a elevar o potencial humano, como, por exemplo, programação neurolinguística e outras vertentes que contribuem para seu aprimoramento como coach profissional.

Como ser um coach  competente?

A profissão coach está ganhando cada vez mais espaço no Brasil e no mundo, o que faz com que muitas pessoas queiram aprender mais sobre a carreira.

Para ser um coach competente, você precisa ter em mente que seu objetivo principal é ajudar seus clientes a encontrar o seu próprio Sucesso. Ou seja, você será bem-sucedido quando ajudar seus clientes serem bem-sucedidos.

Você deverá trabalhar incentivando os clientes a encontrar soluções, ampliar seus horizontes em vez de julgar, olhar para o futuro e facilitar a ação.

Para ter sucesso como coach, é importante entender o conceito de coaching tanto do ponto de vista teórico quanto da experiência prática. Existem quatro componentes essenciais de qualquer programa de coaching de qualidade: avaliação, diagnóstico, desenvolvimento de plano de intervenção/coaching e acompanhamento/avaliação.

Ou seja, não é um processo milagroso, mais um método embasado e comprovado de melhoria e evolução contínua.

Quais os ganhos em trabalhar com um coach profissional?

Os ganhos em trabalhar com um coach são muitos, são profissionais que oferecem experiência e conhecimento valiosos para o crescimento da carreira de seus coachees.

Além disso, um coach profissional utiliza técnicas de autoconhecimento que ajudam uma pessoa a desenvolver novas habilidades, novos comportamentos. Desse modo pode criar estratégias para alcançar seus objetivos pessoais e profissionais.

De fato, muitos que trabalharam com um coach dizem que foi uma das coisas mais benéficas que já fizeram em suas vidas. Eles relatam melhor desempenho, melhores habilidades de trabalho em equipe e maior autoconfiança. Além disso, os treinadores geralmente fornecem um apoio inestimável em momentos de estresse ou dificuldades pessoais.

o que é coaching profissional

O que é  a metodologia do coaching  ?

Coaching profissional é uma metodologia  eficaz para os indivíduos atingirem seus objetivos pessoais e profissionais.  É uma relação profissional entre um coach e seu cliente que o ajuda a atingir o objetivo desejado.

O coaching pode assumir muitas formas diferentes, e pode ser recomendado para uma variedade de propósitos, como planejamento de carreira, desenvolvimento pessoal, melhorar a produtividade pessoal ou aprimoramento de habilidades e competências comportamentais.

O coaching profissional é baseado na teoria de que as pessoas podem melhorar suas vidas formando relacionamentos positivos com pessoas positivas. É uma forma de assistência profissional que visa ajudar os indivíduos a alcançar os resultados desejados, fornecendo orientação, apoio e feedback.

Que tipo de pessoa busca ajuda de um coach?

As pessoas que buscam um coach, muitas vezes procuram desenvolver-se pessoal e profissionalmente e alcançar novos objetivos na vida.

Na maioria das vezes, uma pessoa que busca um processo de coaching está passando por uma fase de transição em sua vida e deseja que alguém o ajude a encontrar soluções para seus problemas.

Por ser uma abordagem orientada para resultados, o coaching conquistou muitos adeptos. É por isso que quem quer trabalhar na área precisa saber que, ajudará seus clientes a se desenvolverem para alcançar o que desejam na vida.

Além disso, ao conduzir um bom programa de coaching o profissional irá contribuir para que seu cliente, desenvolva seu autoconhecimento, use seu potencial, suas capacidades, tenha uma melhor visão do mundo, do seu propósito, dos seus valores, de suas crenças e do seu papel diante da vida.

Todos esses conhecimentos permitirão ao participante ter mais clareza de pensamento, resiliência e capacidade de se recuperar das dificuldades, aumentar sua produtividade, aprender a pensar eficazmente, além de lidar melhor com as mudanças e ampliar sua capacidade de viver uma vida significativa.

Por fim….

O coaching não, é algo que acontece para uma pessoa e sim através dela, por isso o profissional da área deve compreender que seu papel neste processo é de ajudar alguém a utilizar o seu potencial máximo, ele não é a estrela, quem exerce esse papel é o participante do processo.

Espero que o artigo tenha sido útil e esclarecedor. Caso goste de conteúdos como este, leia mais temas relacionados no meu “blog”. Além disso, conheça meu canal de coach no YouTube

Um abraço e até a próxima!

Claudia Dias 

AN