contato@claudiacoach.com.br

Como o coaching contribui para as empresas?

Como Coaching Contribui para Empresas
Voltar
Coaching para Empresas

Como o coaching contribui para as empresas é uma pergunta recorrente no meio corporativo que vê a aplicação da metodologia para o desenvolvimento das mais variadas questões com muitos bons olhos. No entanto, é comum confundirmos as situações em que o método é realmente eficiente e quando ele pode ser indicado e validado para o ambiente corporativo.

De acordo com o portal IBC Coaching O Coaching contribui de forma significativa para práticas de Rh e Gestão de Pessoas, através da identificação e desenvolvimento de capacidades individuais. Confira cases e experiências nos artigos e ainda conheça ferramentas e técnicas.

O coaching é uma metodologia que tem foco na mudança de comportamentos de uma pessoa, grupo ou time. Como um grande impulsionador comportamental, tem sido utilizado tanto por indivíduos quanto por empresas que buscam desenvolver seus colaboradores através de metodologias de desenvolvimento humano.

O coaching contribui muito para o ambiente corporativo, já que atua como um acelerador de resultados. E sua essência é a transformação do indivíduo por meio da transformação do comportamento indesejado.

O coaching pode contribuir para uma empresa de diversas formas, já que sua aplicabilidade é conferida em várias situações que são amplamente vivenciadas no ambiente corporativo, desde que essas sejam relacionadas a pessoas.

Neste artigo, vou citar algumas aplicabilidades com as quais tenho tido bastante êxito ao longo de minha jornada como coach executiva e que entendo serem muito úteis para empresas. Espero que uma delas faça sentido para você.

Coaching para desenvolvimento de líderes

O coaching contribui para as empresas que buscam desenvolver seus líderes ou pessoas que vão exercer uma função de liderança.

O ‘coaching para liderança’ ajuda o indivíduo a compreender quais são as principais habilidades que precisa desenvolver para desempenhar bem sua função. Além disso, através deste processo, o líder terá a condição de incorporar novas competências para que execute suas funções com eficiência.

Contribuição do Coach em Empresas

Coaching para desenvolvimento de equipes

O coaching é uma metodologia altamente recomendada para empresas que queiram construir, implantar, fortalecer, desenvolver e engajar equipes de forma integrada, harmônica e com foco em resultados.

Isso ocorre porque uma importante característica do coaching é ajudar pessoas a se conhecerem melhor, além de conhecerem melhor as pessoas que estão a sua volta. O coaching também contribui para a melhoria dos relacionamentos interpessoais, na construção de acordos de convivência, na definição de metas e objetivos que se pretende atingir, e ajuda a equipe a superar-se cada dia mais.

Coaching para processos de transição

O coaching contribui para as empresas que estão vivendo fases de transição organizacional, seja essa de cultura, pessoas, administração ou outro momento que requeira e exija uma nova forma de pensar e agir.

Sabemos que todas as vezes que precisamos passar por mudanças, algumas pessoas tendem a resistir e, por vezes, essa resistência pode gerar conflitos, atrasos e dilemas por parte de seus colaboradores.

Como o principal lema do coaching é foco para o futuro, para o que se pretende, para o que se quer e deseja, o método pode ser um forte aliado da empresa nesta fase de mudanças.

Coaching para melhoria do clima organizacional

Um dos grandes problemas das empresas está na deficiência da comunicação, entre pares, áreas e hierarquias. Muitas vezes, a comunicação empresarial possui ruídos, falhas e distorções, o que causa problemas, mal entendidos, atrasos e, por que não dizer, prejuízos.

Neste campo, o coaching contribui para que as empresas melhorem seus processos de comunicação, encontrando maneiras de se comunicarem de forma eficaz e de desenharem soluções que ajudem a empresa a superar este problema.

Coaching para transformar desejos em objetivos

Um dos grandes problemas das empresas, atualmente, é transformar seus desejos e ambições em objetivos concretos. No ambiente corporativo, muitas vezes, ouvimos frases do tipo ‘queremos melhorar nossa performance’, ‘queremos melhorar nossos resultados’, ‘queremos nos tornar líderes melhores’. Porém, esses desejos são expressos com pouca evidência, com nenhuma estrutura, clareza e objetividade.

Neste quesito, o coaching pode ser um verdadeiro divisor de águas, pois, certamente, irá contribuir para que empresas possam traçar suas metas de forma clara direta e desenvolver um processo para que alcancem estes objetivos.

Coaching para gerar crescimento na empresa

Por fim, quando conseguimos encontrar maneiras de sanar os principais desafios da empresa, a consequência será o seu crescimento, desenvolvimento e um resultado mais efetivo daquilo que se pretende.

Geralmente, ao passar por um processo de coaching, uma empresa obterá ganhos que são imensuráveis, como:

  • Maior senso de pertencimento pelos colaboradores da empresa
  • Maior engajamento da equipe
  • Mais foco no que se pretende alcançar
  • Maior orientação para resultados

No entanto, sem muitos deles, certamente várias perdas podem ocorrer no meio do caminho.

Coaching para Empresa

Qual o papel do coach na empresa

Quando atua em uma empresa, o coach (executive coach) tem, como papel principal, ser um condutor, além de lançar um olhar diferente ao cotidiano daquele ambiente corporativo. A função do coach é gerar reflexão, provocar e estimular seus participantes à mudança, a buscar e gerar soluções. Além de estimular os colaboradores de uma empresa a serem protagonistas das mudanças que precisam vivenciar.

Se as informações acima fizeram sentido para você, e você entende que é IMPORTANTE desenvolver seu autoconhecimento, conheça nossos programas de coaching e treinamentos comportamentais. Envie uma mensagem através do formulário de contato.

Claudia Dias

Topo
Como o Coaching contribui para as Empresas
contato@claudiacoach.com.br