Claudia Dias

Como recomeçar a vida do zero?

Como-recomecar-a-vida

Como começar do zero em qualquer idade? Como recomeçar a vida? O que é preciso para começar de novo? Às vezes é preciso desconstruir para reconstruir! É preciso reorganizar a vida para recomeçar a vida!

Se pararmos para pensar, a todo tempo estamos recomeçando a vida. Independentemente do que se viveu sempre é possível começar de novo!

Já passou por alguma situação em que teve que recomeçar sua vida do zero? Você caiu, errou, faliu, se divorciou e mesmo sabendo, lá, no fundo, que isso em algum momento ia passar, se sentiu perdido, angustiado e com medo de recomeçar? Aquele momento em que teve que realizar uma completa mudança de vida?

Já fez planos, que mudaram no meio do caminho devido a circunstâncias que não foram planejadas por você? Alguma vez levou as mãos ao alto e declarou que algo tinha que mudar imediatamente, pois você sabia que nada mais seria como antes?

Confesso que pessoalmente já passei por situações como essas algumas vezes e, além disso, não sei ao certo o porquê, mas muitos dos meus clientes chegam até mim justamente quando estão passando por situações assim, em que precisam recomeçar.

É como se comprássemos uma passagem para uma viagem e, no meio do caminho, mudassem o destino. O problema é que a partir de então temos que comprar uma passagem nova, para um destino que existe nem sequer. Temos que criá-lo, encontrá-lo, descobri-lo. Que difícil!

Como recomeçar a vida

Então, como recomeçar? Qual a mensagem de recomeço que preciso vivenciar?

A princípio, essas respostas, infelizmente, nem sempre são claras. Quando isso acontece, é comum sentir-se fragilizado e até mesmo paralisado. É como se o mundo, de repente, estivesse caindo sobre nós.

Saber que o caminho a ser trilhado não será mais o mesmo. Além da impossibilidade de retomar o que se perdeu, gera, muitas vezes, raiva, decepção, tristeza. Sentimentos que bloqueiam nossa capacidade de enxergar as oportunidades e, assim, recomeçar.

Diante disso, você fica sem saber “como recomeçar”, como direcionar os pensamentos: eles se concentram nos erros, nos prejuízos. O resultado é uma espécie de paralisia que não te permite ir para a frente nem para trás. Você pensa que tudo que fez foi errado e começa a sentir que o nervosismo e a ansiedade só aumentam.

O impacto inicial das perdas impede, inclusive, uma reflexão equilibrada sobre a situação. Até mesmo a noção de que os desafios representam (e de fato são!) uma grande oportunidade de crescimento e mudança de vida.

Nesse delicado processo, entre a perda e o recomeço, a tentativa de encontrar respostas pode, ainda, desencadear o sentimento de culpa pela situação vivenciada.

Como reconstruir a vida do zero?

começar a vida do zero

Assim como a casa, em muitos momentos precisamos (efetuar) reformas internas, principalmente quando precisamos recomeçar a vida. Muitas vezes, o custo para manter os velhos padrões são mais elevados do que construir uma nova estrutura.

Então você se depara com dois caminhos:

1) (efetuar) uma reforma, algo paliativo, com a intenção de manter pensamentos, comportamentos e padrões que estão obsoletos e já não fazem mais sentido para você.

2) tomar a decisão de começar do zero e construir algo novo.

Nesse momento é preciso analisar como seria esse novo ser, e descobrir, quais talentos e  habilidades ele deveria ter. Quando não sabemos aonde queremos chegar ou quem queremos ser, não conseguimos entender quais os recursos necessários para conseguir fazer essa reconstrução para recomeçar a vida.

Por isso, para recomeçar a vida, o ideal é dar um ressignificado à vida, ou seja, dar um novo sentido à vida e aos nossos ideais, definir um novo propósito, uma nova missão e ampliar nossa visão de mundo.

Passos para recomeçar

Hoje, através do meu trabalho como coach de desenvolvimento pessoal, ajudando pessoas em seu processo de autoconhecimento  tenho a oportunidade (e a enorme satisfação) de ajudar pessoas que passam por essas mesmas situações. Seja na vida pessoal ou profissional, eu ajudo meus clientes a recomeçarem suas vidas, a alinhar suas questões internas, a definir novas rotas e a dar um novo sentido a suas vidas. Ou seja, promover uma verdadeira mudança de vida.

E para isso acontecer geralmente sigo uma rota que gostaria de compartilhar com vocês que tem feito bastante sentido e tem colaborado para que muitas pessoas iniciem seus recomeços. Confira a seguir:

1 — Livre-se da culpa

É fato que nem sempre lidamos com naturalidade quando erramos, fracassamos ou perdemos algo. Normalmente vem aquele sentimento negativo de perda ou culpa, quando estamos recomeçando, e isso traz uma carga emocional gigante, afinal, a culpa faz com que nos sintamos tristes e desapontados. Por tudo isso, buscar formas de se livrar desses sentimentos negativos é um passo importante para você poder seguir adiante e começar de novo.

2 — Perdoe-se

De antemão, precisamos nos dar uma segunda, uma terceira, uma quarta ou quantas oportunidades forem necessárias. É importante compreender e reconhecer que conduzimos uma escolha errada, apenas isso. Precisamos desse perdão para podermos seguir. Portanto toda vez que estiver recomeçando, perdoe-se.

3 — Aceite que a vida é feita de ciclos com começo, meio e fim

Primeiro, lembre-se que nem tudo na vida é para sempre. Entender que alguns ciclos precisam ser encerrados e que algumas coisas precisam sair para que novas coisas entrem é um ato de sabedoria. Aceitar isso representa libertação!

Portanto, não tente segurar aquilo que não é para continuar. O desgaste de manter o que já não é, o que já se foi, é tão intenso que nos impede de enxergar a vida nova que temos a possibilidade de construir.

Após passar por essas etapas, a resposta para a pergunta “como começar de novo?” ganhará mais força para ser respondida. A partir daí você estará pronto para recomeçar a vida.

Portanto, a decisão de recomeçar é emocionante. Pense bem nas alterações que deseja fazer. É um erro acreditar que qualquer mudança é uma boa mudança. Existem muitas mudanças que podem ser piores que sua situação atual. Tome decisões conscientes em vez de se apegar ao primeiro tronco que passar flutuando.

Começar de novo pode resultar em uma experiência nova e emocionante. Mire alto e seja diligente. Você ficará feliz por fazer isso. Eu mesma já tive que por esta jornada, algumas vezes e garanto que cada mudança, valeu muito a pena.

Portanto, se eu pudesse te dar alguma dica, algum conselho eu diria, não tenha medo de recomeçar, recomece quantas vezes for necessário. Nunca se esqueça, para todo fim um recomeço!

Recomeçando frases que fizeram sentido em minha vida!

Gratidão por estar comigo até aqui, saiba que meu propósito aqui é te fazer refletir sobre sua vida. De alguma forma quero te fazer pensar que não está sozinho(a) nesta jornada chamada vida. Sei que isso representa,  uma tremenda diferença, quando nos estamos passando pela noite escura da alma.

Agora, compartilho, uma experiência particular. Em alguns momentos que estava recomeçando, algumas frases e mensagens de recomeço fizeram muito sentido.

Uma delas em especial dizia “O passo mais importante do ser humano é a certeza de não estar parado”, e ela faz todo sentido, sei que não podemos parar nunca até porque a vida é cíclica, como disse Mario Quintana. Nada jamais continua. Tudo vai recomeçar!

Então,  espero de coração que você não desista jamis e sim persista até alcançar o que quer, e como diz nosso querido Raul Seixas: 

Tente. Levante sua mão sedenta e recomece a andar. Não pense que a cabeça aguenta se você parar. Tente outra vez.

Por isso tente outra vez!

Espero que o artigo tenha feito sentido.

Um abraço

Claudia Dias

AN