Claudia Dias

Como você enxerga o mundo? Qual lente você utiliza para enxergar a vida?

Visãode mundo -visão da vida

 

Já parou para pensar, que somos movidos por nossos sonhos e desejos? Que nossa capacidade de sonhar e realizar está intimamente ligada à nossa visão de mundo e a maneira que enxergamos a vida?

Que a maneira que enxergamos e lidamos com a vida, é norteada por nossas verdades pessoais, ou seja, as crenças que possuímos?

Já considerou, que assim como nossas crenças, somos norteados por valores? Valores esses que independentemente de termos ou não consciência, estão em pleno funcionamento em nós, de acordo com uma hierarquia estipulada inconscientemente e que guiam nossas escolhas.

Portanto, tanto nossas crenças, quanto nossos valores são os filtros que utilizamos para tomar uma decisão.

No entanto, por não entendermos nosso funcionamento, muitas vezes, travamos uma briga interna terrível entre o querer e o poder.

Isso porque, quando nossa visão é limitada e diminutiva, não enxergamos as coisas como realmente são, e sim como as interpretamos. Não reagíamos aos fatos, reagimos como os percebemos.

Deste modo, acabamos por enxergar só uma parte da questão. Ou seja, nossas reações, atitudes e comportamentos, são baseadas em uma visão que às vezes é equivocada, entende?

O que é visão de mundo?

O termo visão de mundo pode ser entendido como a lente que utilizamos para enxergar, interpretar e nos relacionar com o mundo. Refere-se ao modo subjetivo como cada uma enxerga as mais variadas questões da vida.

Foi Martin Heidegger  filosofo alemão, que se aprofundou no estudo desta “visão de mundo” a qual todos estamos vinculados e vinculam nossas ideias, convicções e atitudes.

O entendimento é que a visão de mundo é formada através de vários fatores, como histórias, cultura, contexto, modo e meio de convivência, experiência, dentre outros fatores.

A questão a entender e que esta visão atua no nosso piloto automático, no modo inconsciente,  um fator crucial e desempenha um papel fundamental em nossa maneira de se comportar.

A visão de mundo diz respeito aos pensamentos que temos sobre a vida, o mundo, as pessoas e tudo que gira ao nosso redor.

Sendo a visão de mundo a maneira como enxergamos, entendemos e nos relacionamos com o mundo. Precisamos ter clareza sobre qual é a visão que temos se ela mais nos beneficia ou atrapalha. Isso representa termos uma visão holística, compreender a vida em outro patamar.

Embora seja meio obvio, é possível que alguns resultados que não nos agradam, que nos limitam, estejam fortemente ligados a esta visão.

O que nos diz que até mesmo para mudarmos os resultados que temos hoje em nossa vida, precisamos repensar e quem sabe mudar esta visão, correto?

Por que precisamos ter uma Visão Holística do  mundo?

Ter uma visão holistica do mundo, te trará o entendimento de que fazemos parte de um todo maior, somos partes integrantes inter-relacionadas de um universo. Permitir-nos-á observar o mundo e a vida, com mais clareza mental.

O filósofo brasileiro Mario Sérgio Cortella, diz que o universo possui 7 bilhões de Galáxias, a via láctea é uma delas, que possui o Sistema Solar, que tem o planeta Terra, que se estimam  que haja 8,7 milhões de espécies no planeta, variando 1,3 milhão para mais ou para menos. E uma dessas espécies é o ser-humano que já ultrapassa 7 bilhões de habitantes.

Embora sejamos bilhões como espécie, somos únicos como indivíduos!

Portanto, cabe a cada um de nós saber que temos uma responsabilidade aqui. Sendo obviamente necessário ter uma visão sistêmica, ou seja, enxergar e perceber o todo que estamos envolvidos.

O que significa isso? Significa em primeiro plano, que temos que expandir nossa visão de mundo. Ou seja, elevar a compreensão de que somos seres sistêmicos, ou seja fazemos parte de um todo.

Portanto, é imprescindível, compreender que a sua maneira de enxergar a vida, ou seja, a sua visão de mundo, é fundamental para você poder alinhar os seus sonhos, objetivos e metas.

Sabe por quê?
Porque você é o criador de sua realidade!

Sendo assim, sua vida é criada a partir de suas perspectivas e as suas perspectivas são criadas a partir da maneira como você enxerga sua vida. Saiba que a visão que você tem sobre a vida direciona a sua forma de agir.

Onde nossa visão de mundo influencia?

Tudo, absolutamente tudo, depende da visão que temos do mundo, das pessoas, dos problemas em geral e da vida. Nossa visão também está ligada a forma que enxergamos a vida.

O problema é que infelizmente, muitos de nós fomos condicionados desde o nascimento a observar o mundo sob uma perspectiva negativa. Dessa forma, entender esta visão de mundo e o quanto ela influencia nossas decisões na vida é um ato de sabedoria.

Muitos resultados negativos em nossas vidas podem estar relacionados a essa visão negativa ou limitada.

Por isso, pense na seguinte possibilidade: para você mudar os resultados negativos é preciso ter consciência de que um dos primeiros passos é considerar que precisa mudar e ter uma visão holística do mundo.

E isso eu lhes garanto que vai muito além de pensamentos motivacionais, de autoajuda ou frases de efeito pronto.

Portanto, a diferença que fará a diferença é ampliarmos nossa consciência de que para mudar meus resultados tenho que mudar primeiro os comportamentos que os criaram.

Ao se permitir mudar a maneira de enxergar a vida ,para uma visão mais sistêmica, você poderá ampliar suas possibilidades e ver além que é visto momentaneamente e analisar por outro ângulo, considerar novas possibilidades, novas perspectivas, e com isso agir diferenciadamente diante de um fato.

Para alterarmos os resultados de nossas vidas temos que modificar os pensamentos que os produziram. Só assim conseguiremos alterar nossos resultados, compreende?

Espero que este texto tenha sido útil e esclarecedor. Ficarei grata com seu comentário aqui embaixo.

Outros artigos que também podem lhe interessar:

Como evitar a autossabotagem?

O que é felicidade?

Como recomeçar a vida do zero?

 

AN