Claudia Dias

O que é coaching empresarial e como funciona na prática?

coaching empresarialCoaching empresarial, é uma metodologia muito requisitada por profissionais ou empresas que buscam o aumento de seu desempenho.

Neste artigo, citarei algumas aplicabilidades com as quais tenho tido bastante êxito ao longo de minha jornada como coach pessoal .

O coaching no ambiente corporativo, visa diminuir os níveis de estresse no meio organizacional. Além disso, contribui para uma comunicação mais assertiva, aumento da produtividade e lucratividade para uma empresa.

O coaching instaura, nos colaboradores, o fortalecimento de suas crenças motivadoras, ajuda a eliminar as crenças limitantes. Fortalece as relações além de motivar e inspirar pessoas a tornarem-se protagonistas de suas vidas profissionais.

O trabalho é focado no desenvolvimento autoconhecimento e desenvolvimento pessoal. Baseado em metas, desempenho e resultados como molas propulsoras.

Coaching empresarial é um processo de desenvolvimento humano, com ênfase na aquisição de competências comportamentais no ambiente corporativo.

De acordo, com o portal IBC Coaching, o Coaching empresarial contribui significativamente para práticas de Rh e Gerenciamento de Pessoas.

Por ser, uma metodologia com foco na mudança de comportamentos de uma pessoa, grupo ou equipe, ele agrega  muito no ambiente corporativo, já que atua como um acelerador de resultados e um método que ajuda a definir objetivos profissionais.

Sua essência é a transformação do indivíduo por meio da transformação do comportamento indesejado.

O coaching empresarial, pode contribuir para uma empresa de diversas formas, já que sua aplicabilidade é conferida em várias situações que são amplamente vivenciadas no ambiente corporativo, desde que essas sejam relacionadas a pessoas.

Coaching empresarial para desenvolvimento de líderes.

O coaching contribui para as empresas que buscam desenvolver seus líderes ou pessoas que vão exercer uma função de liderança.

O objetivo é desenvolver habilidades de líderes, seja em posição formal ou não, nas empresas, independente do porte, fins ou qualidade.

Milaré (2008) diz que   essência do coaching para liderança é a orientação do profissional. Desse modo, contribui para que o líder solucione seus problemas da maneira mais adequada possível, retendo deste aprendizado conhecimento e compartilhando-o com sua equipe.·.

O ‘coaching para liderança’ ajuda o indivíduo a desenvolver as principais habilidades que precisa para desempenhar bem sua função. O que contribui para (aumente) significativamente sua motivação pessoal.

Além disso, através deste processo, o líder terá a condição de incorporar novas competências para (execute) suas funções com eficiência.

Coaching para desenvolvimento de equipes

O coaching é uma metodologia altamente recomendada para empresas que queiram construir, implantar, fortalecer, desenvolver e engajar equipes integradamente, harmônica e com foco em resultados.

Isso ocorre porque uma importante característica do coaching é ajudar pessoas a se conhecerem melhor, além de conhecerem melhor as pessoas que estão a sua volta, por se tratar de um processo de autoconhecimento.

Por outro lado, o coaching também contribui para a melhoria dos relacionamentos interpessoais, na construção de acordos de convivência, na definição de metas e objetivos que se atingirá, e ajuda a equipe a superar-se cada dia mais.

Coaching empresarial para processos de transição

O coaching contribui para as empresas que estão vivendo fases de transição organizacional. Seja essa de cultura, pessoas, administração ou outro momento que requeira e exija uma nova forma de pensar e agir.

Todavia, sabemos que todas às vezes que precisamos passar por mudanças, algumas pessoas tendem a resistir e, por vezes, essa resistência pode gerar conflitos, atrasos e dilemas por parte de seus colaboradores.

Como o principal lema do coaching é foco para o futuro, para o que se pretende, para o que se quer e deseja, o método pode ser um forte aliado da empresa nesta fase de mudanças.

Coaching para melhoria do clima organizacional

Um dos grandes problemas das empresas está na deficiência da comunicação. Muitas vezes, a comunicação possui falhas e distorções, o que causa problemas, mal-entendidos, atrasos e, por que não dizer, prejuízos.

Primeiro, o coaching ajuda as empresas a melhorar sua comunicação, encontrando maneiras de se comunicar assertivamente.

Além disso, contribui para a criação de soluções que ajudam a empresa a criar estratégias para gerir as pessoas eficientemente.

Coaching para transformar desejos em objetivos.

Um dos grandes problemas das empresas, atualmente, é transformar seus desejos e ambições em objetivos concretos.

No ambiente corporativo, muitas vezes, ouvimos frases do tipo ‘queremos melhorar nossa performance’, ‘nossos resultados’, nos tornar líderes melhores’. No entanto, esses desejos são expressos com pouca evidência, com nenhuma estrutura, clareza e objetividade.

Neste quesito, o coaching pode ser um verdadeiro divisor de águas, pois, certamente, irá contribuir para que empresas possam traçar suas metas claramente direta e desenvolver um processo para (alcancem) estes objetivos e melhorar sua performance.

coaching empresarialCoaching para gerar crescimento na empresa.

Por fim, quando conseguimos encontrar maneiras de sanar os principais desafios da empresa, a consequência será o seu crescimento, desenvolvimento e um resultado mais efetivo daquilo que se pretende.

Geralmente, ao passar por um processo de coaching, uma empresa obterá ganhos que são imensuráveis, como:

  • Maior senso de pertencimento pelos colaboradores da empresa
  • Maior engajamento da equipe
  • Mais foco no que se alcançará.
  • Maior orientação para resultados

No entanto, sem muitos deles, certamente várias perdas podem ocorrer no meio do caminho.

Qual o papel do coach na empresa

A função do coach é gerar reflexão, provocar e estimular seus participantes à mudança, assim como, buscar e gerar soluções. Além de estimular os colaboradores de uma empresa a serem protagonistas das mudanças que precisam vivenciar em suas vidas.

Portanto, seu papel é fundamental em empresas, pois além de ser um condutor, ajuda as pessoas através de ferramentas de autoavaliação a lançar um olhar diferente ao cotidiano daquele ambiente corporativo.

Por fim, espero que o texto tenha sido esclarecedor. Ficarei grata com seu comentário aqui embaixo.

 Outros artigos que também podem lhe interessar:

Verdades e mentiras sobre o coaching

Coaching para autoconhecimento

Por que contratar um coach?

AN