Claudia Dias

O que é coaching pessoal entenda tudo na prática!

o que é coachingNeste artigo falaremos sobre, o que é coaching, para que serve, como funciona?

Muitos  dizem que o coaching é, uma das melhores metodologias de desenvolvimento pessoal e profissional da atualidade.

Uma técnica que  vem ganhando espaço para aqueles, que buscam desenvolver novas competências e habilidades, seja para melhorarem seu desempenho pessoal ou profissional.

No entanto, o fato de ser considerado uma disciplina relativamente nova. Comparado a outras formas de desenvolvimento, o tema ainda parece controverso e gera incertezas para aqueles que querem se beneficiar do processo.

O que é coaching?

Coaching é a metodologia de desenvolvimento pessoal, que mais cresce no mundo. Vem conquistando a preferência de milhões de pessoas que buscam sua evolução, tanto no âmbito pessoal quanto profissional.

É um processo realizado por um coach profissional, que orienta seu cliente, por técnicas, ferramentas e métodos voltados para o desenvolvimento de pessoas.

Coaching é um processo estruturado que ajuda as pessoas a atingir suas metas. Ajuda uma pessoa a ir além de seus bloqueios mentais, a ir além do que acreditava possível. É um processo que proporciona a elevação de sua consciência e aumento de performance.

Sua essência  é ajudar na transformação do indivíduo. Priorizando, o desenvolvimento de uma consciência de responsabilidade, em que cada pessoa torna se protagonista do seu processo evolutivo.

Segundo Sulivan França, Coaching é um processo com foco 100% em solução, visa apoiar a pessoa que busca um desenvolvimento seja, com foco pessoal ou profissional.

Importante dizer, que o coaching é um método que pode ser utilizado em diversas situações e contextos. O que pode parecer exagero para alguns, colocando em questionamento sua eficácia.

Dessa maneira, se faz  necessário  entender, o que é coach. Pois, desta forma diminuímos a possibilidade de equívocos na sua interpretação.

o que é coachingComo o processo de coaching acontece?

O coaching também é considerado um treinamento que possui uma essência colaborativa e participativa. Seu propósito é  fazer com que o ser humano desenvolva suas competências em sua potencialidade máxima.

Costumo dizer, que Coaching não, é algo que acontece ao cliente e, sim, através dele. Não se trata de ensinar, nem tão pouco de respostas prontas, mas saber fazer questionamentos que estimulam seu cliente a encontrá-las.

Coaching é uma atividade feita com alguém e não para alguém. A responsabilidade para fazer com que este processo funcione e compartilhada entre coache e coachee. Ambos precisam demonstrar conduta e confiança de abertura essenciais para o estabelecimento de vínculo entre eles.

É um processo reflexivo e orientado para resultados, que possibilitam novas direções, assim como uma nova de ser, agir e pensar. Nesse ínterim, proporciona, aprendizado através do autoconhecimento.

O coaching ajuda uma pessoa a ir além de seus bloqueios mentais, a ir além do que acreditava possível.  Além disso, pode ser aplicado em vários contextos, e através deste processo pode ser trabalhado questões pessoais ou profissionais.

Acontece através de uma parceira, onde o profissional e o cliente buscam em conjunto estratégias para a realização de seus objetivos.

Para que serve o coaching?

Muitas pessoas têm dúvidas do Coaching o que é, sem saber quais são suas aplicabilidades e funcionalidades.

O Coaching é um processo de autoconhecimento, uma oportunidade de fazer algo diferente em sua vida, que traz em sua essência a redescoberta do indivíduo sobre ele mesmo.

Ao mesmo tempo, é uma jornada evolutiva, que possibilita uma pessoa transformar seus resultados de maneira prática.  Ele proporciona fatores imprescindíveis para sua evolução como ser humano, como pessoa e como profissional.

Ao passar pelo coaching, o indivíduo terá uma possibilidade de ampliar a visão a respeito de si.

Trata-se de um processo estruturado te permitirá entender qual seu estado atual, definir qual seu estado desejado. Além disso, possibilita que você conheça seus valores, suas crenças, seus sabotadores, suas forças, fraquezas, pontos fortes, perfil comportamental dentre outros conhecimentos de si mesmo.

Esse conhecimento, permite a uma pessoa ampliar sua responsabilidade, a fazendo assumir o protagonismo por sua vida de forma  consciente.

Principais áreas de atuação do coaching

Os processos de Coaching buscam contribuir para a solução de problemas em diversas áreas e contextos. Ele ajuda a resolver questões nos campos comportamentais, desenvolvimento da liderança, dificuldade em atingir metas, falta de comunicação, mudança de trabalho, promoção, abertura de nova empresa, superar desafios na carreira, etc.

Dentre outros objetivos, extremamente, importantes e visam melhorar as competências profissionais necessárias ao mundo corporativo e afetam os resultados.

 

coach o que é O que  um coach faz?

Um coach, faz seu coachee, refletir, pensar fora da caixa, tomar decisões, fazer autoavaliação. Ajuda a olhar comportamentos indesejados, definir objetivos, traçar metas, ajuda a construir diretriz pessoal, encontrar o seu propósito pessoal.

Ajuda seu cliente a observar o que ele não está conseguindo ver, a pensar no que não está conseguindo pensar, impulsiona e motiva para encontrar o melhor dele mesmo, fazendo com que desenvolva naturalmente sua motivação pessoal.

Ele   é um agente de mudanças pessoais, profissionais, seu sucesso está em ajudar seu cliente a atingir o sucesso dele!

Como se tornar um coach?

Coach é uma palavra em inglês que significa treinador, instrutor, portanto, é o profissional que conduz o processo.
Para se  tornar coach, o profissional tem que ser qualificado e ter muito conhecimento na área em que irá atuar. Pois, será ele que conduzirá seu cliente  durante sua jornada evolutiva.

Além disso, deve ter competências, habilidades de gerenciamento de pessoas, além de e ser dedicado, estudioso, atualizado e dominar com maestria, a área em que atua.

Ninguém se torna coach com apenas alguns cursos de final de semana. Para se tornar um bom profissional, deve dedicar tempo, estudo e foco para aprender sobre comportamento humano, processo evolutivo, dentre outras questões que envolvem um processo estruturado e eficiente.

Tipos  de abordagens.

Atualmente, temos algumas abordagens diferentes para a metodologia.  Diferenciando uma da outra, suas escolas de formação,  fontes de referências, e métodos de desenvolvimento.

Algumas formações são mais voltadas resultados, metas, objetivos considerados o objetivo final, às vezes mais voltadas ao processo do que as pessoas de fato.

Algumas abordagens como, coaching ontológico e comportamental, tem um olhar mais sistêmico e humanístico, são voltados ao ser humano, nessa abordagem, o que prevalece é o processo evolutivo do ser.

Esta é a minha abordagem, a abordagem que tem o indivíduo é o foco central e seus objetivos precisam estar extremamente alinhados com sua essência, seu propósito de vida, seus valores.

Espero que o texto tenha sido esclarecedor. Me acompanhe nas redes sociais e no meu canal no Youtute, com link aqui embaixo no rodapé do site!

Contrate um coach!

Comece seu processo de desenvolvimento hoje mesmo, conheça mais sobre meu trabalho.

Atuo no setor desde 2009, já realizei mais de 5 sessões de coaching no Brasil e no exterior, atendendo brasileiros em diversas partes do mundo como, Portugal, Angola, Cabo Verde, Espanha, Reino Unido, Inglaterra, Estados Unidos, dentre outros.

Se quiser mais detalhes sobre meu trabalho, leia as recomendações dos meus clientes no LinkedIn  depoimentos dos meus clientes, que também estão presentes na minha Página no (Google), disponíveis publicamente.

Entre em contato por mensagem no meu WhatsApp   no botão aqui embaixo, para mais informações.

Até a próxima.

Claudia Dias

 

Outros artigos que também podem lhe interessar:

O que é mindset?

Coaching para o autoconhecimento

Motivação: a energia para viver.

Deixe um comentário

AN