Claudia Dias

Motivação a energia para viver!

o que é motivaçãoO que é motivação?

Motivação é o motivo para a ação, o que te impulsiona, te faz ir além! É o e a energia, sem a qual não agimos!

É algo que vem de dentro e nos auxilia, a nos esforçarmos mais do que faríamos de outra forma. Precisamos encontrar nossas próprias fontes de inspiração e desenvolver a autoconsciência para podermos avaliar nossas próprias capacidades e garantir que tenhamos uma boa autoimagem.

Em outras palavras, motivação envolve inteligência emocional, questões sociais, biológicas e é mais eficaz para focar nossa energia, para a conquista de metas e objetivos que estamos buscando.

Desse modo, o significado de motivação é amplo e engloba entender o comportamento humano, a busca de princípios, regras e impulso que nos auxilie a entender porque (motivação) os seres humanos, agem de determinada forma.

Por exemplo, quando estamos motivados, temos energia, impulso, somos impulsionados a ir em frente, a buscar o que queremos, e trabalhar por aquilo. Por outro lado, quando estamos desmotivados, estamos sem energia e consequentemente, não temos impulso e nem razão para lutar ou buscar algo.

A motivação pessoal, é um processo psicológico em que um indivíduo se envolve em um objetivo ou atividade devido a seu significado. Refere-se aos fatores que possibilitam alguém a agir de uma determinada maneira, enquanto a automotivação é o grau de esforço que um indivíduo coloca para alcançar seus objetivos.

o que é automotivaçãoO que é automotivação?

Automotivação significa que uma pessoa tem o desejo e a capacidade de motivar a si mesma. É a capacidade que um indivíduo possui de encontrar por si próprio, motivos para agir e buscar aquilo que alcançará.

É uma força que vem de dentro para fora, que impulsiona e nos faz acreditar que de alguma maneira alcançaremos aquilo que pretendemos. Mesmo que isso seja por esforço contínuo, dedicação e muito empenho de nossa parte.

A automotivação é a capacidade que um indivíduo possui de encontrar por si próprio, motivos para agir e buscar aquilo que alcançará. Ela nos permite primeiro, lidar com as questões externas que são nocivas diferenciadamente, com mais energia, com mais entusiasmo e consequentemente mais positividade.

A automotivação, nos permite lidar com as questões externas que são nocivas diferenciadamente, com mais energia, com mais entusiasmo e consequentemente mais positividade.

É uma força que vem de dentro para fora, que impulsiona e nos faz acreditar que de alguma maneira alcançaremos aquilo que pretendemos, mesmo que isso seja por esforço contínuo, dedicação e muito empenho.

A automotivação nos permite fazer o que precisa ser realizado, sem maiores demoras, sem desculpas, e funciona como um antidoto contra os filtros sabotadores que possuímos, além de combater crenças limitantes de forma proativa.

A capacidade de nos motivarmos, desempenha um papel importante no próprio desempenho. É importante desenvolver a automotivação. Isso significa que precisamos encontrar nossas próprias fontes de inspiração.

Não podemos confiar apenas nos outros para nos motivar. Temos que encontrar maneiras de alcançar nossos objetivos por conta própria. Precisamos conseguir definir nossos próprios objetivos e alcançá-los.

Qual o sinônimo de motivação?

O sinônimo de motivação é representado por palavras como, incentivo, estímulo, animo, coragem, determinação, incitação, fomento e tudo que nos impulsiona. Só em repetir estas palavras já nos sentimos impulsionados e energizados, compelidos a agir, não é mesmo?

Ter motivação diária, é primeiro, ter uma atitude positiva diariamente rumo a seus objetivos. Seja a motivação para trabalhar ou a motivação para estudar, para viver, para conviver, a motivação é imprescindível em qualquer situação.

Esse comportamento te tornará uma pessoa autoimune para os percalços da vida. Geralmente tudo que fazemos em nossas vidas, precisa desta energia.

Por que é importante ter motivação pessoal?

O ser humano é essencialmente motivado, possuímos internamente todos os recursos que precisamos para alcançar nossos objetivos. No entanto, muitas vezes somos motivados  por questões que afetam nosso emocional e com isso ficamos desmotivados.

A motivação nos permite fazer o que precisa ser feito, sem maiores demoras, sem desculpas, e funciona como um antidoto contra os filtros sabotadores que possuímos, além de combater crenças limitantes de forma proativa.

Porém, para que a motivação exista é importante considerarmos alguns fatores, como, por exemplo, “Estar na hora certa, no lugar certo, fazendo aquilo que faremos de fato”.

Digo isso porque, hoje me deparo com muitas pessoas, que estão desmotivadas em suas vidas. Em minha trajetória como  coach profissional, percebo que alguns fatores quando não observados contribuem efetivamente para isso ocorrer.

A motivação se apresenta de duas formas distintas: 

  • Motivação intrínseca

Motivação intrínseca é aquela que depende unicamente do ser humano para acontecer. Ela revela a capacidade que uma pessoa, tem para se gerenciar e estabelecer suas prioridades, vinculadas a sua vida pessoal ou sua carreira.

Frequentemente, representa um forte desejo de estabelecer metas e objetivos para si próprio e persegui-los até que sejam alcançados.

  • A motivação extrínseca

Ao contrário da motivação intrínseca, a extrínseca, representa aquela  que vem de fora, que chega até você por fatores externos. Ela é estimulada por outros meios, como, por exemplo, a motivação vinda de ações que sua empresa produz ou de uma palestra motivacional de um treinamento comportamental, um livro ou qualquer outro recurso para elevar sua motivação.

Desse modo, a motivação extrínseca resulta em um melhor desempenho em determinada situação, enquanto a motivação intrínseca produz resultados superiores, mas é mais difícil de alcançar. A longo prazo, a motivação intrínseca é o tipo de motivação mais eficaz.

o que significa motivação

Como funciona a motivação pessoal?

A motivação é uma coisa pessoal. O que funciona para uma pessoa pode não funcionar para outra.

No entanto, existem algumas coisas importantes que podem ajudá-lo a se tornar mais motivado. Definir metas alcançáveis, livrar-se de qualquer coisa que o impeça de atingir seus objetivos e lembrar que a motivação é uma coisa da perseverança são dicas importantes.

Além disso, caso esteja vivendo algum momento que tenha perdido sua motivação, algum processo de transição de carreira, mudança de vida ou algo do tipo, lembrem-se às vezes, podemos buscar profissionais que nos auxiliem em processos de mudança.

Eventualmente, caso pretenda promover mudanças na própria vida, conscientemente, para elevar seus padrões de resultados conheça mais de perto meu trabalho como coach.

Geralmente, passar por um programa de Life coaching ou um curso de coaching, pode ser uma excelente opção para quem mudará a direção de sua vida.

O coaching é um processo extremamente indicado para quem busca transformação em sua vida efetivamente e consciente, temos atendimento em coaching online para todo Brasil.

Enfim, espero que o texto tenha sido esclarecedor e contribua de alguma forma para sua vida. Neste ‘blog’, trago textos que deixem cada dia mais claro acontecendo no mundo do desenvolvimento pessoal para você poder ir aprimorando seus conhecimentos.

Caso o conteúdo seja relevante, deixe seu comentário aqui embaixo, lerei todos e prometo respondê-lo. Se apreciar temas voltados ao mundo do desenvolvimento pessoal, convido você a acessar minhas redes sociais, Instagram, Facebook e  LinkedIn e se inscrever no meu canal do Youtute, toda semana tem conteúdo novo esperando por você.

Um abraço,

Claudia Dias – Coach

 

Outros artigos que podem te interessar.

 

AN