Claudia Dias

O que é proatividade na carreira e na vida pessoal?

o que é proatividade

Proatividade é a capacidade de antecipar situações e estar preparado para lidar com elas antes mesmo que aconteçam. Como resultado, os problemas podem ser previstos independentemente e suas soluções planejadas sem que ninguém lhe diga o que fazer. Um profissional proativo é alguém que não espera que as ordens se movam.

Ser proativo é ter inciativa, uma capacidade de intervir conscientemente, ativa e responsável. Às vezes, agir rápido faz parte do comportamento proativo. É o ato de agir que promove uma mudança positiva. Iniciativa é a capacidade de buscar mudanças espontaneamente sem estímulos externos. Em geral, as pessoas proativas têm uma boa visão de futuro e conseguem identificar necessidades e antecipar problemas, dando vantagem à sua equipe e empresa.

A proatividade pode ser definida em quatro dimensões básicas: preparação, planejamento, ação e acompanhamento. Cada dimensão contribui para ser proativo e aumentar a probabilidade de sucesso. O desenvolvimento de carreira requer o desenvolvimento de todas às quatro dimensões da iniciativa.

Conforme a Wikipedia  “proatividade é comportamento de antecipação e de responsabilização pelas próprias escolhas e ações frente às situações impostas pelo meio”.

O que a psicologia diz sobre proatividade?

O psicólogo e pesquisador Thomas Bateman, que conduz pesquisas sobre comportamento proativo, afirma que uma pessoa proativa identifica e evita problemas; identifica, persegue e captura oportunidades; e cria um futuro desejado, por uma mudança estratégica.

Contudo, entender, oq é proatividade, nos levará a perceber que proatividade não é um traço fixo de personalidade, algo que algumas pessoas têm e outras não. Claro que alguns podem agir mais naturalmente de forma proativa do que outros, mas, ainda assim, qualquer pessoa pode agir com proatividade desde que se comprometa a fazê-lo — afinal, a proatividade é uma soft skill, ou seja, uma habilidade comportamental que todos podem (eu diria até que devem) colocar em prática.

Bateman afirma que as possibilidades de quem decide agir com proatividade são infinitas, tudo depende do esforço que as pessoas colocam nisso.

proatividade o que é

A proatividade é importante para o sucesso profissional.

A proatividade é um conceito importante na carreira e na vida profissional. Refere-se à atitude proativa que se adota ao abordar seu trabalho ou profissão. Indivíduos proativos são orientados para objetivos, agem para alcançar objetivos e tendem a ser autoconfiantes e otimistas sobre suas chances de sucesso.

Um indivíduo proativo é alguém que está disposto e capaz de tomar iniciativas e tomar decisões. Quando se trata de carreira, essa é uma das características mais importantes que você pode ter.

Uma pessoa proativa consegue pensar no futuro, planejar e agir para atingir seus objetivos. Eles estão sempre em busca de novas oportunidades e não têm medo de arriscar. Eles estão constantemente aprendendo e expandindo suas habilidades e habilidades profissionais.

Acredito que ser proativo é essencial em qualquer carreira profissional. Isso nos dá uma sensação de controle e nos permite ter mais sucesso. Também nos permite ser mais criativos e assumir maiores riscos. Acredito que o desempenho também é essencial na carreira profissional.

 

proatividade- o que significa proatividade- ser proativo

Tipos  de proatividade

Um estudo sobre aspectos negativos e positivos do comportamento proativo no trabalho mostra que a proatividade ocorre em dois modos.

  1. Voltada à própria pessoa, como, por exemplo, quando ela decide buscar um coach profissional porque sabe que ele poderá ajudá-la no processo de autoconhecimento;
  2. Voltada ao ambiente que nos cerca, por exemplo, no trabalho, ao fazer sugestões para melhorar as condições e ao solicitar feedback para melhorar a qualidade dos seus serviços.

Além disso a proatividade pode ser – Proatividade ativa – é quando você age por conta própria para produzir resultados. Você trabalha duro e toma decisões com base no que acredita que melhor alcançará seus objetivos.

Tempos também a – Proatividade passiva – é quando você age, mas não se envolve no processo de tomada de decisão. Você permite que os outros tomem decisões por você e tende a simplesmente seguir a liderança deles.

Para além da proatividade, existem outras categorias de comportamento, como o passivo e o reativo. Uma pessoa com comportamento passivo é aquela que evita assumir responsabilidades e que comumente se omite diante das situações. Já o reativo está ligado àquele que até conduz as coisas, mas só depois que acontecem ou que alguém pede.

Ou seja, nem o passivo, nem o reativo tem essa característica de antecipação; ela é típica de quem é proativo. Os demais são do tipo que seguem o fluxo das coisas, aquele famoso “deixa a vida me levar”; eles não estão se dispõem a provocar mudanças nem a buscar soluções por conta própria, muito menos a assumir responsabilidades.

Exemplos ter mais proatividade!

Proatividade é uma competência, portanto, pode ser desenvolvida, aqui embaixo você irá compreender alguns exemplos para se tornar uma pessoa proativa.

— Um estudante que está fazendo faculdade e toma a iniciativa de ir além e fazer também alguns cursos à parte e participar de atividades extracurriculares porque sabe que isso será útil no futuro.

— O funcionário que descobre um erro em um relatório da empresa e, para além de reportar o que está incorreto, busca uma solução para aquilo.

— Uma empreendedora que está vivendo uma transição de carreira e decide buscar ajuda profissional para prosperar na vida profissional.

— O filho que deixa a casa limpa antes que a mãe chegue do trabalho sem que ninguém precise pedir, simplesmente porque assume a responsabilidade para si.

— Um esposo que já deixa um copo d’água na mesa de trabalho da esposa sem ela pedir, apenas porque sabe que daqui a pouco ela terá que falar bastante em uma reunião por videochamada.

— O empresário cercado de colegas que fracassaram devido à autossabotagem que decide buscar ferramentas para não seguir por esse mesmo caminho.

— Um motorista que desce do carro para tirar um galho de árvore que está quase caindo na rua porque sabe que aquilo pode provocar um acidente.

agir com proatividade-proatividade- o que significa proatividade- ser proativoPrincípios para ter mais proatividade!

Aposto que você já viu em muitas vagas de trabalho que a proatividade é um pré-requisito. A boa notícia é que, como já comentei, proatividade não é um traço físico de personalidade, algo exclusivo apenas a pessoas que “nascem com a sorte de serem proativas”. Qualquer um pode agir com proatividade, desde que se disponha a isso.

A seguir, eu destaco alguns princípios fundamentais citados pelo pesquisador Thomas Bateman para quem quer ser mais proativo ou, se for o caso, começar a agir com proatividade. Lembrando que esses princípios podem ser aplicados tanto para ser mais proativo na vida pessoal como na profissional.

1 – Pensamento voltado para o futuro

Adote uma perspectiva de longo prazo. Reflita sobre como as coisas estão fluindo atualmente e pense no que pode ser feito para que os resultados sejam melhores.

2 — Pensamento Direcionado

Agir ou não com proatividade é uma escolha pessoal, portanto é preciso se certificar de que suas ações correspondem com seus valores e interesses. O seu mindset, ou seja, sua maneira de pensar deve estar ligada ao fato de que você e os demais membros da equipe podem mudar suas ações para alcançar os resultados esperados.

3 — Pense estrategicamente

Escolha com atenção o momento para agir com proatividade. Como será que os outros vão reagir à sua atitude? O que você pode fazer para obter o apoio deles?

4 — Entre em ação

Pensar é importante, mas depois disso é preciso agir. Não seja como aqueles que agem sem pensar, mas também não seja como os que pensam, mas nunca agem. Uma pessoa proativa pensa estrategicamente e em seguida entra em ação.

5 — Adapte-se com sabedoria

As coisas nem sempre ocorrerão da forma como você pensou, portanto, é preciso ser capaz de se adaptar rapidamente por tentativa e erro. Se sua estratégia não deu certo, recalcule a rota e tente novamente. Nessas horas, é preciso agir com resiliência e seguir, sempre com perseverança.

Por fim, há uma série de dicas que posso compartilhar com você para ajudá-lo a ter sucesso em uma carreira profissional. Em primeiro lugar, esteja sempre comprometido com o seu trabalho. Se você se dedicar à sua carreira, será muito mais fácil alcançar o sucesso. Em segundo lugar, concentre-se em seus objetivos. Não deixe que nada o distraia de seu objetivo final. Terceiro, seja flexível. Não tenha medo de mudar sua abordagem se for necessário para atingir seu objetivo. Finalmente, mantenha-se positivo.

Sempre que possível, tente cercar-se de pessoas positivas que o apoiarão ao longo de sua carreira.

Se você chegou até aqui, sugiro que seja proativo e busque saber quem sou e como o coaching pessoal pode lhe ajudar. Ficarei grata com seu comentário abaixo!

 

Outros artigos que também podem lhe interessar:

Como identificar a autossabotagem e como parar de se sabotar?

O que é resiliência e quais as características de uma pessoa resiliente?

O que é inteligência emocional?

 

 

AN