Claudia Dias

O’que são crenças limitantes,como afetam nossas vidas?

crenças limitantesCrenças limitantes são pensamentos ou ideias que impedem as pessoas de alcançar seus objetivos. Elas geralmente criam sentimentos de estresse e ansiedade, baixa autoestima, limitam sua capacidade de aproveitar a vida e causam problemas nos relacionamentos.

São crenças  inúteis que nos dizem que não podemos fazer algo ou que não somos bons o suficiente ou que não pode ter sucesso.  Eles podem ser negativos, como “Não sou bom o suficiente” ou “Não consigo fazer isso”.

Desse modo, as crenças limitantes, são verdades que tornam a vida difícil ou impossível. São os pensamentos e ideias negativas que nos convencem de que não podemos atingir nossos objetivos ou que não somos bons o suficiente.

Geralmente, podem ser nossos próprios pensamentos ou aqueles que ouvimos de outros. É importante notar que elas não são fatos. São simplesmente opiniões que temos sobre nós mesmos.

Por exemplo, se você ouviu e acreditou a vida inteira que possui uma dificuldade, com certeza você terá esta dificuldade. Porque acreditou nisso e tornou isso uma crença interna, uma verdade sua.

Portanto, quando você me diz que tem um problema na área “tal”, eu acredito nisso porque provavelmente esta é uma crença que se torna sua verdade interna.

Reprogramar crenças limitantes?

A maioria das pessoas tem crenças limitantes. Crenças limitantes são pensamentos, suposições ou opiniões que temos sobre nós mesmos e o mundo que dificultam o sucesso em nossas vidas. Eles podem nos impedir de alcançar nossos objetivos e avançar na vida.

Geralmente, não sabemos o’que são crenças limitantes, mas as usamos como guias de qualquer maneira. Muitas vezes esses falsos guias nos impedem de arriscar ou fazer coisas que pode nos desafiar.

Dizem que nossos pensamentos se tornam nossa realidade. Isso ocorre, pensamentos são as verdades que temos sobre o mundo e sobre nós mesmos. Quando mantemos consistentemente pensamentos negativos sobre nós mesmos, começamos a experimentar o mundo de uma maneira que reflete esse pensamento.

Dessa maneira, nossas crenças limitantes limitam o nosso desempenho em uma ampla gama de situações. É importante identificar a fonte desses pensamentos negativos, papara podermos começar a destruí-los por terapia cognitiva ou outros métodos.

As pessoas têm crenças limitantes sobre si mesmas, outras pessoas, coisas e situações. Elas podem ser definidas como pensamentos, ideias ou suposições que limitam sua capacidade de ter experiências positivas em sua vida. Existem três maneiras de lidar com as crenças limitantes: você pode eliminá-las, quebrá-las ou removê-las.

Crenças limitantes são muitas vezes suposições inúteis e prejudiciais que fazemos sobre nós mesmos ou nosso mundo. Eles podem ser pensamentos automáticos e inconscientes contra nossas crenças e intenções conscientes.

Crenças limitantesComo limpar crenças desafiadoras?

A limpeza de crenças limitantes acontece quando você se torna consciente da crença e a desafia. Quando você desafia uma crença limitante, pode começar a se sentir desconfortável. Isso ocorre por sua crença ser baseada em informações imprecisas.

Você pode eliminar uma crença limitante usando métodos científicos, como registrar e rastrear seus pensamentos. Você também pode limpar as crenças limitantes conversando com alguém, como, por exemplo, um personal coach., que ouvirá objetivamente e o ajudará a entender melhor seus pensamentos.

Assim sendo, limpar crenças limitantes é a melhor maneira de melhorar sua vida. Pode ajudá-lo(a) a se sentir mais positivo(a) e confiante em seus pensamentos. Quebrar crenças limitantes é a segunda melhor maneira de melhorar sua vida.

Finalmente, remover crenças limitantes é quando você aceita totalmente a nova crença. Isso pode ser difícil, mas é importante lembrar que você não é suas limitações. Você consegue realizar qualquer coisa que você definir em sua mente.

Como descobrir se temos crenças limitantes?

Cada pessoa tem um conjunto diferente de experiências e valores, formadas ao longo de suas vidas, estão intimamente relacionadas a contextos individuais e a interpretação que damos ao mundo em que vivemos.

Na maioria das vezes que vivemos uma experiência desafiadora que contribui para a formação de nossas crenças. Porém só saberemos serem limitantes, quando essas interpretações geram sentimentos e pensamentos que limitam nossas ações.

Sendo assim, precisamos de uma dose de boa-vontade, disposição e autoconhecimento, para reconhecê-las ao longo de nossas vidas.

Abaixo algumas dicas para identificar crenças limitantes incluem:

  • Observando seus pensamentos e sentimentos regularmente. Seus pensamentos e sentimentos são negativos e inúteis?
  • Procurando evidências para apoiar suas crenças limitantes. Você confia principalmente em seus próprios pensamentos e sentimentos, ou considera as opiniões de outras pessoas?
  • Pensando em seus objetivos e no que você quer alcançar. Seus objetivos refletem seus valores e pontos fortes pessoais?
  • Tomando medidas para testar seus limites. Você se sente inibido ou ansioso quando pensa em tentar algo novo?

o que são crenças limitantesComo eliminar ou remover crenças?

Não existe uma abordagem única para esse problema, pois a eliminação de uma crença limitante é um processo pessoal. No entanto, algumas dicas para reduzir as crenças limitantes incluem:

  • Listar suas crenças limitantes e reconhecê-las. Isso pode ser difícil, mas é importante ser aberto e honesto consigo mesmo.
  • Desafiando suas crenças limitantes com evidências. Se você pensar que suas crenças limitantes não são apoiadas por evidências, encontrará evidências mais equilibradas que apoiem seus objetivos.
  • Ousar ser diferente. Às vezes, mudar nossas crenças exige coragem — sentir-se confortável com a incerteza do desconhecido.
  • Liberando o que não funciona. Às vezes é útil deixar de lado nossas velhas crenças e adotar novas que são mais solidárias e úteis.

Como ressignificar crenças limitantes?

Nossos pensamentos criam o estado emocional que experimentamos, afetando diversas áreas de nossas vidas. Portanto, é crucial que aprendamos a mudar nossos pensamentos para melhorar nossas vidas.

Sendo assim, o primeiro passo para mudar nossos pensamentos é reconhecer que nossas crenças limitantes existem. Muitas vezes, não temos ideia de que estamos mantendo uma crença limitante até tentarmos desafiá-la.

Para identificarmos, as verdades limitantes, é importante dar uma olhada honesta e objetiva sobre ela. Precisamos estar cientes dos fatos e evidências que a sustentam, mas também sermos honestos conosco, sobre as implicações de manter essa verdade.

Além disso, quando estivermos em uma posição confortável para desafiar nossa crença limitante, podemos começar a reformulá-la.

Diante disso, reformular uma crença limitante é um processo de compreensão e aceitação da verdade por trás da crença, mas construindo uma nova definição da realidade que sustenta essa crença. Para fazer isso, precisamos ter clareza sobre o que queremos alcançar mantendo a nova definição de realidade.

Trabalhar suas limitações faz parte de um processo de uma busca de melhoria constante e aprendizado contínuo.  que envolve autoconhecimento pessoal para reconhecer o que é você, o que é sua essência e o que é uma interpretação equivocada.

O processo de reformulação de uma crença limitante é essencial para mudar nossa vida para melhor. Ao identificar e desafiar nossos pensamentos, podemos melhorar nosso estado emocional e alcançar nossos objetivos. Ao implementar uma definição clara da realidade e alcançar nossos objetivos, podemos alcançar uma vida mais gratificante.

Por fim…

É muito importante estar ciente de nossos pensamentos e sentimentos e desafiar quaisquer crenças limitantes que nos impeçam de alcançar nossos objetivos. Ao fazer isso, podemos eliminar esses pensamentos inúteis e alcançar nossos objetivos.

Caso goste de conteúdos sobre autoconhecimento, coaching profissional  e desenvolvimento pessoal. leia mais temas relacionados no meu “blog”. Além disso, conheça meu canal de coach no YouTube.

Abraços,

Claudia Dias

 

AN