Claudia Dias

Autoconhecimento aprenda o que significa na prática!

o que é autoconhecimento- qual o significado de autoconhecimentoNeste artigo compreenderemos, o que significa autoconhecimento e como você pode começar este mergulho interior.

Você sabia que, entender que significa autoconhecimento, é uma sacada que te possibilita ir para outro patamar na sua vida? Que é o primeiro passo para sua expansão de sua consciência?

Sabia que autoconhecimento é na prática, quando um ser-humano, sabe tão bem quem ele é, como ele funciona, e tantas outras questões que envolvem sua existência.

Conhecer a si mesmo é um mergulho interior, uma capacidade que te permitirá agir de uma maneira muito mais consciente.

Um artigo do blog penser   diz que, autoconhecimento é uma das habilidades mais importantes para o sucesso de uma pessoa.

O conhecimento de si mesmo se distingue dos demais conhecimentos e te faz ir ao encontro de sua essência. É sem dúvida nenhuma, um dos conhecimentos mais significativos para a humanidade.

Todavia, por não saber verdadeiramente, qual o significado de autoconhecimento, muitas coisas estão sendo ditas sobre o tema, sem muita conexão com a realidade.

Assim sendo, aqui neste artigo explicaremos o que significa autoconhecimento de maneira que possa praticá-lo em sua vida.

Nesse sentido, compreender oq e autoconhecimento, te permitirá ira para outra esfera de sua vida, a esfera da consciência.

Esse mergulho te permitirá responder perguntas como qual a importância do autoconhecimento e por que ter autoconhecimento na sociedade atual é importante.

Portanto, aqui falaremos sobre esse conhecimento de si mesmo a partir da pergunta que vale muito mais que um milhão de dólares, QUEM EU SOU?

Espero que aprecie o conteúdo, tenha uma boa leitura.

Quem sou verdadeiramente?

Essa é uma pergunta curta, breve, pequenina, no entanto, profunda, capciosa e cheia de desafios para ser respondida.

Descobrir quem sou eu, é um dos maiores desafios do ser humano. A resposta a essa pergunta revela o maior segredo da humanidade.

Por princípio, a natureza humana é questionadora, sempre estão as voltas com os enigmas. Descobrir quem somos é sem dúvida nenhuma a maior descoberta que o ser humano pode atingir.

Nos últimos tempos o apelo de se conhecer, tem ganhado força e mais ainda ocupa a mente das pessoas inquietas.

Aqueles que buscam a sua evolução, e estão aqui com a certeza de que esta é uma jornada evolutiva. Nessa jornada cada um é responsável por seu progresso, crescimento e desenvolvimento sabe que esta questão é o princípio evolutivo.

Não somos apenas por existir, somos por sermos seres em constante evolução, cabe a cada um de nós neste palco, do espetáculo chamado vida, sair desta existência um pouco melhor do que aqui chegou.

Portanto, quando observamos a vida desse jeito certamente a pergunta quem sou, ganha uma proporção muito mais significativa. Como se esta resposta fosse a prova final desta existência humana!

autoconhecimento o que significa

Quem sou eu

Responder à pergunta “quem sou” é algo que precisa ser feito com o coração e a mente. Para responder esta questão precisamos realizar um mergulho profundo em nosso interior.

Nesta imersão, precisamos compreender que QUEM SOU EU não significo o que estou fazendo aqui, mas o que está relacionado ao meu serão ser que se liga a inteligência divina universal.

Certamente, para aqueles que se propõem vivenciar esta busca é concedido o direito de experimentar plenamente, seu processo autoconhecimento.

Investigar esta questão possibilita ao viajante desta jornada, observar a vida por outro prisma, é necessário se despir do ego e dos anseios do mundo exterior.

Aqui, importando não é a opinião do outro, mas aquilo que verdadeiramente está na sua alma, é o ser e não o ter.

Eu interior

Quando queremos verdadeiramente, responder quem sou, quem sou eu, é fundamental entrarmos num processo de autoconhecimento. Somente desta maneira, descobriremos que de fato quem somos nós.

Portanto, invariavelmente precisamos mergulhar no nosso ser mais profundo ser conhecido também como eu interior.

Nesse momento começamos uma jornada para descobrir o que significa autoconhecimento, mergulhando nas profundezas de nosso ser. É o momento de nos depararmos com nossa escuridão, nossos anseios, medos, receios, desafios.

Precisamos nos despir de que somos externamente e a busca pela resposta quem sou eu, através deste eu interior, nos leva a entrarmos em uma caverna, em que temos que confrontar a nossa escuridão, nossos medos.

 Uma busca pessoal e individual.

Sartre, um filosofo existencialista francês, disse “Se você sente tédio quando está sozinho é porque está em péssima companhia”.

Pois, bem! Saiba que esta busca é de você com você mesmo, o mergulho é seu, a jornada é sua, ela e intransferível, única e exclusiva.

Embora todo mundo um dia passe por esse processo, mais cedo ou mais tarde, mais dia ou menos dia, quando chegar o seu momento ele é só seu.

A evolução coletiva da humanidade é precedida da evolução de cada ser individualmente.  E isso não significa que sua presença consigo mesmo agora é agradável, pode ser inclusive que não seja. O fato é que ela precisa acontecer.

Essa imersão,  conhece-te a ti mesmo, te fará encontrar a sua luz após viver sua escuridão. No entanto, ao se deparar com ela, você não poderá mais se esconder, e não terá outra saída que não seja se conhecer, se descobrir.

É uma conversa sincera, profunda de você para você, em que deverá ser extremante sincero(a) consigo, e somente assim irá se deparar com QUEM É VOCÊ, compreendo você como essência, incluindo suas fraquezas, qualidades, desejos e aspirações de vida.

Atividades quem eu sou

Quando o discípulo está pronto o mestre aparece, este e um provérbio oriental que nos mostra que muitas vezes, quando estamos dispostos a percorrer esta jornada, a vida se encarrega de nos apresentar meios para percorrer o caminho.

Então você deve estar se perguntando, mas como percorro esta jornada, quando saberei que chegou o meu momento?

Saiba que você terá motivações, inspirações ou provocações que te levarão a encontrar pessoas, técnicas, recursos que facilitarão este processo.

Atualmente muitas são as linhas, que permitem fazermos essa investigação para percorrermos nossa jornada interior. Pode ser, um processo de coaching, terapia, um livro, um curso, uma religião, uma imersão, uma conversa com um amigo, um mentor. Enfim, cada um encontra o seu meio de realizar esta jornada.

Não existe uma receita pronta, não existe um único caminho, e nem uma só forma. O que existe é o que fará sentido para você?

Desejo,  que tenha apreciado o texto, que tenha trazido esclarecimentos, desejo que o meu melhor e o seu melhor criem possibilidades para as nossas vidas.

Outros artigos sobre autoconhecimento que podem te interessar.

Como recomeçar a vida do zero?

O que é inteligência emocional?

Como evitar a autossabotagem

O que é felicidade?

AN