Claudia Dias

O que significa coaching e como ele pode ser eficaz?

o que significa coaching -significado de coachingO que significa coaching e como ele pode contribuir para sua vida?

Coaching é uma das palavras do mundo do desenvolvimento pessoal. Embora, muitos pensem que se trata de modismo, é importante compreender o que significa coaching.

Entendo que, se você está aqui, é porque certamente quer compreender mais afundo esse tema correto?

Sendo assim, desvendaremos o significado de coaching. Para descobrir como se beneficiar deste método, cada dia mais requisitado por pessoas que querem transformar suas vidas.

Para começar estudaremos um pouco a etimologia da palavra.

A palavra coach que significa (treinamento em inglês), e tem como adjetivos termos como training, exercise, instruction, education, training, literacy, learning.

Trata-se de um termo que é muito conhecido tanto em países europeus, quanto no continente americano. Por ter se tornado um processo que contribui para aqueles que querem evoluir em suas vidas. Além disso, o coaching já esta mais do que consolidado em diversos países.

E continuando a nossa linha do tempo sobre a metodologia, outra dúvida comum está relacionada ao que significa coach? Será que tem o mesmo significado de coaching?

A palavra coach (treinador em inglês) tem como adjetivos as palavras, trainer, handler, couch.

Explico, se coaching significado é o método, coach significa o profissional que utiliza a metodologia. Para simplificar entenderemos embora as palavras sejam muito parecidas, uma fala sobre o processo e a outra representa o profissional que aplica o treinamento.Ficou claro até aqui?

coaching o que significa -coach que significa

O que significa a palavra coach em português?

Agora traremos o tema para a nossa realidade, didaticamente. Em português, coach que significa treinador, instrutor, ou seja, alguém cujo trabalho é guiar uma pessoa ou um grupo de pessoas para um objetivo que se pretende através de um processo de desenvolvimento pessoal.

Esse treinador tem o objetivo de encorajar e motivar o seu cliente a ir na direção do que se alcançará.

Isso porque, muitas vezes queremos algo, desejamos com todas as forças, mas nos sentimos enfraquecidos para ir na direção do objeto.

Nesse caso, quando somos orientados por um coach de desempenho, temos mais possibilidades de ir em busca deste objetivo, agimos com mais foco para alcançar aquilo que pretendemos.

Já a derivação da palavra Coaching significa, treinamento, preparo, instrução, que neste caso é o próprio processo, coaching é a jornada que o coachee (cliente de coaching) percorre.

O que significa coach qual é seu papel?

Coach é o profissional que apoia seu cliente durante seu processo de desenvolvimento.

Por isso o coach significado também pode ser treinador, seu trabalho é, contribuir para que cada um utilize eu potencial.

Através do diálogo dirigido, propõe uma nova reflexão, que possibilita nova maneira de enxergar a vida. Ampliando sua visão de mundo.

Sendo assim, o coaching possibilita a transformação de comportamentos e hábitos nocivos, além do desenvolvimento de novas competências comportamentais.

A missão do  coach profissional,  é provocar o cliente todo tempo a reavaliar, ressignificar, e se permitir fazer trocas inteligentes. São trocas relacionadas a hábitos e comportamentos indesejados.

Desta maneira, desenvolve mais maturidade emocional, para aprender a lidar com os desafios apresentados, aproximando-se, de fato, do sucesso almejado.

O coaching tem várias abordagens diferentes, no entanto, a que mais valorizo é a abordagem sistêmica. Essa abordagem visa despertar nas pessoas, uma nova forma de ser e agir. Sua principal ferramentas é a conversa estruturada, reflexiva e provocante que produz a autorreflexão e o aprendizado, sugerindo a tomada de decisão mais consciente.

o que significa coach - o que significa coaching Como, quando e onde surgiu o coaching?

Para muitos de nós o termo coaching é algo novo, recente e inovador, no entanto, se formos a fundo entender como e quando surgiu o coaching, veremos que estamos falando sobre um conceito que nasceu no século XVI na Europa.

Naquela ocasião lá na Hungria, em uma pequena cidade começaram a produzir carruagens que era algo inovador para a ocasião sendo desejado por todos que buscavam um transporte que proporcionava mais conforto e agilidade aos seus passageiros.

Estas carruagens eram chamadas “kocsi szeker”, um termo que quando pronunciado era muito próximo da palavra coach, nascendo então um dos primeiros significados para o termo coach quer era carruagem.

Dito isso, importante dizer que a carruagem tinha a pronúncia coaching e o seu condutor (cocheiro) foi denominado coach (aquele que conduz).

Sendo que seu papel era levar indivíduos de um lugar a outro, ou seja, o treinador, cujo papel era conduzir pessoas do estado em que se encontravam, ao estado em que desejavam chegar (geograficamente falando).

Segundo passo da evolução do coaching

Seguindo a nossa linha do tempo, por volta de 1830 na Universidade de Oxford para definir um tutor particular, alguém que ajudava o aluno a se preparar para um exame de uma determinada matéria.

Nesta ocasião o coach ganhou ainda mais força, quando os alunos da utilizavam a palavra para chamar seus professores, orientadores que os ajudava a ter um bom desempenho seja em seus estudos, ou em suas provas finais, por meio do compartilhamento de seus conhecimentos e técnicas.

Na mesma linha de raciocínio, observou-se que o termo se aplicava muito bem aos técnicos, que comandavam suas equipes esportivas, surgindo, assim, o outro significado e origem da palavra coach, que era e continua sendo técnico/treinador. Se quiser se aprofundar assista ao filme Coach Carter Treino para a Vida.

Quando o coaching surgiu no Brasil?

Trazendo para nossa realidade, compreenderemos agora, quando o coaching veio para o Brasil.

Embora, os termos já estejam entre nós, desde a década de 70, somente há uns 20 anos, que o coaching tem se tornado mais popular. Só de imaginar que já sou coach há mais de 10 anos.

Este fato vem ocorrendo muito porque as pessoas têm buscado novas formas de aprender e evoluir em suas vidas.

É importante dizer, que por ser um método orientado para pessoas, pode ser utilizado tanto individualmente, como no meio corporativo.

Tem se tornado, uma metodologia popular, utilizada por grande número de pessoas, que defendem e elogiam a técnica como uma metodologia, inovadora e totalmente orientada para resultados.

Entender o que significa coaching   e o que é coach te permitirá perceber que tanto o método, quanto o profissional pode contribuir, para uma infinidade de contextos e situações, isso porque o eixo central do método, é apoiado na transformação do ser-humano.

Como vimos aqui, o termo coaching em portugues, é um meio de trabalhar com pessoas e torná-las mais competentes e mais realizadas em suas vidas.

coach o que significa - o que significa coachPor fim qual o significado coaching resumidamente…….

Bem, como podemos perceber, o  coaching é um processo riquíssimo de autoconhecimento, de aprendizagem, de estímulos que permite reformular sua visão de mundo  aprendendo a ter uma nova forma de se relacionar com o mundo a sua volta com seu micro e macro espaço.

O principal benefício é possibilitar ao indivíduo a reconexão com sua essência, com suas forças internas e conhecer muito mais a respeito de si mesmo de uma forma sistêmica e extremamente valiosa.

Coaching é um processo com foco 100% em SOLUÇÃO, visa apoiar a pessoa que busca um desenvolvimento seja, com foco pessoal ou profissional. Trata-se de uma metodologia de desenvolver nas pessoas em diversas áreas, ajudando a desenvolver seu autoconhecimento, desempenho, liderança, aprendizado, competências comportamentais.

Portanto, coaching significado é essencialmente, é um método que favorece e estimula que uma pessoa, assuma sua responsabilidade pelas mudanças que pretende em sua vida.

Ele proporciona ao indivíduo um melhor uso da metodologia, para poder aproveitar esta ferramenta em sua potencialidade máxima.

Enfim, espero que o texto tenha sido esclarecedor e contribua de alguma forma para sua vida. Neste ‘blog’, trago textos que deixem cada dia mais claro acontecendo no mundo do desenvolvimento pessoal para você poder ir aprimorando seus conhecimentos.

Caso o conteúdo seja relevante, deixe seu comentário aqui embaixo, lerei todos e prometo respondê-lo. Se apreciar temas voltados ao mundo do desenvolvimento pessoal, convido você a acessar minhas redes sociais, Instagram, Facebook e  LinkedIn e se inscrever no meu canal do Youtute, toda semana tem conteúdo novo esperando por você.

Assista o vídeo que falo sobre o coaching!

Grande abraço,

Até a próxima.

Claudia Dias

 

 

Além do artigo sobre o que significa coach, leia outros artigos que podem interessar!

O que é coaching empresarial?

Verdades e mentiras sobre o coaching.

 

 

 

 

AN