Claudia Dias

O que significa decisões e como ser uma pessoa decidida?

Aprenda a tomar decisões - o que é uma decisão -como tomar decisões assertivas

Você sabe o que significa decisões? Sabia que um dos maiores desafios do ser-humano é tomar decisões? Sabe  que temos que vivenciar este desafio diariamente em nossas vidas?

O ato de tomar decisões é fundamental, e pode ser definido como o processo de decidir sobre algo importante, envolve a escolha entre duas ou mais alternativas possíveis, de modo a se chegar a uma solução para uma situação.

A dúvida é uma mola propulsora, porque nos possibilita buscar soluções diante de um problema, para ela (a dúvida) seja eliminada. Aprender a tomar decisões faz parte de seu processo de autoconhecimento.

Decidir é inicialmente é amenizar e acalmar suas inquietações. Uma decisão é o impulso que nos possibilita sair daquele estado de inércia e buscar algo melhor. Contudo, quando exacerbado, esse sentimento nos paralisa e impede que tomemos as melhores decisões.

Tomar decisões é algo essencial, as decisões fazem sua vida andar. Ao decidir solucionar uma situação adversa, um desafio, um problema, você dará espaço para uma nova oportunidade e para alcançar um novo objetivo, e esse ato simples te fará evoluir em sua vida, assim o poder de decisão é tão importante.

Diariamente precisamos decidir algo em nossas vidas!

Já parou para pensar, que aquilo que nos separa da vida que queremos viver, são vezes decisões que deixamos de tomar? E que a evolução depende diretamente dessas decisões diárias?

Ou seja, diariamente, somos obrigados a nos posicionarmos diante de um fato, circunstância ou situação. Temos que dar opiniões, falar nosso ponto de vista e fazer escolhas a todo momento.

Além disso, quantas vezes deixamos tudo como está, na esperança de que ficará melhor, mas ficará mais bem comparado ao quê?

Dizem por aí que para aqueles que não sabem onde, quer chegar, não existe vento favorável.

Nesse sentido, somos responsáveis por exatamente tudo que acontece em nossas vidas, nossas escolhas e decisões certas ou erradas, criam o nosso destino.

Reflita um pouco, como era sua vida há 10 anos? Quantas decisões você tomou, que mudaram completamente o rumo de sua vida? Já pensou que cada decisão que você toma diariamente, cria uma realidade em sua vida?

Conforme o Dicionário Michaellis Significado de Decisão é. Ação ou efeito de decidir; determinação. Resolução que se toma após deliberação; sentença ou juízo. Tudo aquilo que se resolve acerca de algo; deliberação. Habilidade para chegar a uma conclusão ou resolver algum problema sem indecisão; coragem ou firmeza.

Por que preciso aprender como tomar decisões assertivas?

Bom, se decidir é algo natural, por que é tão difícil decidir? Por que temos que tomar decisões?

Tomar decisões é um processo difícil, porque consome tempo e energia para considerar suas opções, você precisa considerar entre uma e outra questão e assim usar suas capacidades cognitivas.

Sendo assim, as dúvidas e incertezas são apenas parte do processo. Más isso é ótimo, pois está utilizando seu potencial e pensando em suas escolhas, em vez de apenas seguir o fluxo e isso gera um movimento em sua vida.

O progresso, o sucesso e a prosperidade são fruto das decisões corretas que tomamos, portanto se os resultados que possuímos nas nossas vidas não estão satisfatórios, precisamos analisar a qualidade das decisões que estamos tomando.

Estudos demonstram que as pessoas mais bem-sucedidas tomam decisões assertivas, porque não têm dúvidas a respeito dos seus valores e do que realmente desejam para suas vidas.

O coach Anthony Robbins diz, tome decisões com frequência. Quanto mais decisões você toma, melhores elas são. Os músculos se fortalecem com o uso, e o mesmo acontece com os seus músculos de tomar decisões.

Libere seu poder agora mesmo, tomando alguma decisão que venha adiando. Não acreditará na energia e na animação que isso criará em sua vida!” Contudo, a maioria das pessoas, mal consegue saber de maneira prática, o que é tomar decisões assertivas em suas vidas.

Como o autoconhecimento pode influenciar nossas escolhas?

Existe uma expressão meio redundante que diz que precisamos, “Decidir Decidir”, que representa a decisão, de decidir. O escritor Paulo Coelho  disse que, único poder que você tem é o poder de suas decisões. Use-o à vontade.

No entanto, para usar esse poder é importante desenvolver seu autoconhecimento. Ao se conhecer melhor, entender quem você é, como você funciona, o que você quer, quais são as questões que impactam sua vida, irá te permitir fazer escolhas mais conscientes e tomar decisões mais assertivas.

Sobretudo, desde que, decidimos decidir, os acontecimentos mudarão de direção, a partir de novas escolhas, novos caminhos e consequentemente novos resultados.·.

De todo modo, reflita: “Se quer resultados diferentes dos que está tendo, tome a decisão de mudar o que está fazendo, que seus resultados serão outros”.

Não tomar decisão é a decisão de não decidir.

Saber decidir te permitira agir em meio a momentos difíceis,em que ao mesmo tempo que aprende a decidir você aprende a resolver seus conflitos internos.

É um processo, uma competência e uma habilidade que você pode e deve aprender.

Ser uma pessoa mais decidida, não, é algo que ocorre do dia para a noite, no entanto, sabendo quais são os passos internos que você acessa para esta tomada de decisão, torna o processo mais fácil de ser compreendido.

Todavia, quanto mais rápido você aprender a se autoconhecer, mais tempo você terá para tomar Desenvolver suas Tomadas de Decisão Novas Habilidades e Competências.

Aprenda como tomar decisões melhores e assertivas.

Há mais de 10 anos atuando como coach de desenvolvimento pessoal e autoconhecimento, percebo que muitas vezes o que separa uma pessoa da outra parte de sua vida, são as decisões que ela deixa de tomar.

Isso ocorre, porque nem sempre, somos estimulados a nos posicionarmos em nossas vidas. A educação, a sociedade, o mundo em que vivemos infelizmente não estimula esta capacidade. Não desenvolvemos esta musculatura cognitiva.

Em minha jornada profissional, vejo muitas pessoas estagnadas, e que não acessam a felicidade, o sucesso, a vida próspera, porque simplesmente não decidem nada.  E, porque não o fazem? Simples, no meu ponto de vista, não fazem porque não sabem.

Portanto, se você sente que sua vida está parada, estagnada e que os resultados não estão como gostaria, então pergunte-se quais são as decisões que estou deixando de tomar e comece sua transição de vida.

Pense também o que preciso aprender para tomar decisões mais assertivas?

Lembre-se, quando você domina as Estratégias Fundamentadas para melhorar sua tomada de Decisões você dá um salto na Sua Vida na totalidade.

Manual Decisão 10X

Como tomar decisões corretas em sua vida?

Por fim, espero que o texto tenha sido útil e esclarecedor e se você quer aprofundar no assunto e ter mais conhecimento a respeito do tema, conheça o e-book DECISÃO 10X.

Trata-se de um e-book, destinado aqueles que querem melhorar sua capacidade de tomada de decisão.  Um material exclusivo elaborado para te permitir desenvolver a competências, habilidades e capacidade para  tomar decisões corretas e importantes para sua vida.

Deste modo, o intuito do material é te permitir aprender a tomar mais decisões difíceis e importantes em sua vida, de maneira sábia e consciente.

Ele traz um passo a   passo,  que te permitirá aprender a efetuar melhores escolhas e  tomar decisões assertivas.

Contudo, lembre-se,  ele não traz receitas prontas, mas ensinamentos que te permitirão realizar uma reflexão profunda, que te ajudará a melhorar seus processos de tomada de decisão.

Mais informações clique no link abaixo.

Um grande abraço e até mais!

AN