Claudia Dias

O que é Personal Coach como ele contribui para sua vida?

treinador pessoalPersonal Coach , é o profissional qualificado e preparado para ajudar uma pessoa no seu processo de transformação pessoal.

O Personal Coaching pode auxiliar pessoas que buscam atingir objetivos ou promover mudanças em suas vidas, mas não sabem como e nem por onde começar.

A função do personal coach, é primeiro, entender o problema/desafio do seu cliente, entender o que esse desafio causa em sua vida e qual sua solução. Bem como, ajudá-lo a deixar claro qual a solução para aquele problema e criar uma estratégia.

Além disso, cabe ao coach  profissional ajudar o cliente a descobrir o que impede de alcançar os seus objetivos.  Do mesmo modo, entender seus comportamentos sabotadores, ajudar o seu cliente a definir suas metas e percorrê-las até se é bem-sucedido.

O personal coach, também é considerado um treinador de pessoas. Um treinador comportamental, cujo foco é ajudar o seu cliente a mudar padrões comportamentais em desejados.

Como o processo é realizado?

Existem várias maneiras do personal coaching  atuar, no entanto, aqui destacarei a minha abordagem.

Primeiramente, inicio meu trabalho, ajudando meu cliente a entender os principais desafios, traçar metas que o façam alcançar seus objetivos.

A partir desta análise, identificamos hiatos, comportamentos indesejados e definimos um ponto de partida para o trabalho.

Na grande maioria das vezes, o processo começa com uma imersão em autoconhecimento.

Dou bastante ênfase neste ponto, porque considero que não existe transformação sem mudanças comportamentais. Acredito que mudanças comportamentais só são possíveis a partir no desenvolvimento do autoconhecimento.

Para esta etapa utilizo testes de perfil, ferramentas para o autoconhecimento, técnicas de melhoria contínua entre outras que nos possibilita, conhecer o cliente de uma maneira mais abrangente.

Coaching Pessoal Personal Coach

Como o personal coach atua?

O processo de coaching, tem uma duração média que varia de 3 a 6 meses, dependendo da periodicidade e frequência realizada.

As periodicidades das sessões acontecem semanal ou quinzenalmente, tem duração média de 1 hora. Em cada sessão trabalhamos um tema e estabelecemos as atividades que serão realizadas pelo cliente.

Na primeira metade do coaching, costumo focar no autoconhecimento do cliente, pois quando vencemos essa etapa fica mais possível entendermos o que teremos pela frente.

Logo depois, falamos sobre análise de perfil comportamental, avaliamos as crenças, comportamentos sabotadores, valores pessoais, pontos fortes, fraquezas, talentos, habilidades competências.

A partir de então, conseguimos compreender numa esfera mais ampla como o cliente funciona, e a partir desta perspectiva conseguimos, estabelecer metas mais estruturadas e verdadeiras.

Coaching Pessoal Personal Coach

Quais aspectos podem ser trabalhados no coaching?

Do mesmo modo, por ser, uma metodologia de desenvolvimento pessoal sua aplicabilidade é bastante ampla, compreendendo desde as áreas de questões pessoais como as profissionais.

Vale ressaltar, que no processo de coaching trabalhamos na esfera das competências comportamentais. Não se pode trabalhar questões relacionadas a disfunção, como depressão ansiedade e outras patologias. Caso isso seja necessário um profissional da área da saúde é mais apropriado para esta questão.

Dessa maneira, contratar um coach pessoal, te permitirá se compreender diferenciadamente, costumo dizer que o meu trabalho ajuda as pessoas a fazer escolhas mais conscientes e a tomar decisões mais assertivas.

No entanto, aqui você não terá respostas prontas, o que terá é uma imersão que possibilitará você assumir o controle do seu barco, conduzindo sua vida com mais responsabilidade, independência e consciência.

O processo ajuda a revigorar,  entender o que é  motivação, repensar e a agir de  mais consciente diante de sua vida,  o que lhe faz seus resultados aumentarem significativamente.

Também ajuda a compreender o que é autoconhecimento, na prática, e como lo desenvolve em sua vida.

Quais os ganhos em um programa de coaching?

Os ganhos durante um processo de coaching  são inúmeros, aqui destaco alguns que no meu ponto de vista são extremamente valiosos, como, por exemplo:

  • Aumento de desempenho
  • Desenvolvimento da liderança inteligência emocional
  • Ampliação da consciência
  • Desenvolvimento de novas competências e habilidades
  • Mudança de comportamento indesejado
  • Aquisição de novos hábitos
  • Melhoria na autoestima
  • Melhoria na confiança
  • Maior segurança na tomada de decisão
  • Maior autoconhecimento
  • Melhoria na comunicação
  • Melhoria nos relacionamentos interpessoais
  • Mais Motivação
  • Mais otimismo

Além disso, você também:

  • Conhecerá seu perfil comportamental
  • Entenderá sobre os seus valores pessoais.
  • Bem como, compreenderá as suas crenças.
  • Aprenderá a traçar metas e objetivos consistentemente.
  •  Assim como, aprenderá a realizar escolhas mais conscientes e tomar decisões mais assertivas.

coach pessoal onlineContrate um coach!

Caso queira contratar por um coach profissional, entre em contato comigo, atuo no setor desde 2009, já realizei mais de 5 sessões de coaching no Brasil e no exterior, atendendo brasileiros em diversas partes do mundo. Comece suas sessões de coaching hoje mesmo.

Espero, que este texto tenha sido útil para você entender mais o papel de um coach. Acompanhe outros posts aqui do “blog”. Conheça meu canal no YouTube.

Se quiser mais detalhes sobre meu trabalho, leia as recomendações dos meus clientes no LinkedIn  depoimentos dos meus clientes, que também estão presentes na minha Página no (Google), disponíveis publicamente.

Entre em contato por mensagem no meu WhatsApp   no botão aqui embaixo, para mais informações.

 

Leia em nosso ‘“blog” de coaching’ outros artigos interessantes.

Verdades e mentiras sobre o coaching

Como o coaching contribui para a carreira?

Coaching para autoconhecimento

 

 

 

AN