Claudia Dias

O que é processo de Coaching e como ele acontece?

Processo de coaching ,como funcionaNesse artigo explicarei o que é processo de coaching e como pode contribuir para o desenvolvimento de pessoas.

Atuando desde 2009 como coach profissional, este ‘blog’ tem por finalidade esclarecer todas as dúvidas relacionadas ao tema coaching.

Espero que o artigo seja esclarecedor e traga luz, sobre um tema que tem sido tão difundido por aqueles que buscam seu desenvolvimento pessoal e profissional.

Considerado uma das estrelas do desenvolvimento pessoal, o processo de coaching tem ganhado adeptos e simpatizantes em todo o mundo.

Sendo uma das melhores metodologias de desenvolvimento humano, conquista o coração daqueles que buscam transformar resultados em suas vidas.

O processo de coaching tem ganhado força por se mostrar uma técnica eficaz, que produz resultados efetivos e comprovados.

Ocorre, que por ser uma ferramenta relativamente nova, o coaching ainda gera dúvidas e incertezas a quem busca.

No entanto, os benefícios pessoais do processo de coaching são vários e perceptíveis aos que se permitem passar por ele.

Como sabemos, o mundo mudou, está mudando e mudará muito mais, a cada dia, tempo e ocasião. Por isso, as ferramentas de autodesenvolvimento estão também sendo transformadas; fato que já era de se esperar.

Muito se fala sobre o assunto, mas nem sempre as informações fornecidas são esclarecedoras sobre como o coaching funciona.

No nosso artigo, verdades e mentiras sobre coaching, você poderá esclarecer várias dúvidas a respeito deste processo e entender como o coaching pode ajudar uma pessoa.

O que é um processo de coaching?

O coaching é um processo inovador de transformação pessoal com efeitos extraordinários tanto para indivíduos, grupos ou organizações.

A essência do coaching é ajudar o indivíduo a resolver seus problemas e a transformar o que aprendeu em resultados. É um processo que desenvolve o   autoconhecimento em várias dimensões.

Coaching é uma metodologia de desenvolvimento pessoal que tem, como objetivo principal, permitir a quem a vivência a conscientização sobre a necessidade de uma mudança no seu padrão de comportamento indesejado.

Um processo de Coaching não é uma metodologia milagrosa e nem uma fórmula mágica que fará com que os problemas de uma pessoa desapareçam.

Infelizmente, muitos profissionais da área prometem coisas, não raramente, que acabam por gerar uma expectativa extremamente elevada em seus participantes e, se não conduzidas adequadamente, podem gerar frustrações.

De maneira objetiva, o coaching é um método, uma metodologia, uma ferramenta que ajuda o indivíduo a ampliar sua percepção sobre sua vida e oferece, reflexões que permitem a análise de questões de maneira mais profunda e real.

O papel do Coach

O Coach (profissional de coaching) é o condutor; é aquele que tem, como principal objetivo, conduzir seu cliente nas etapas do processo de coaching. Sua função é, levar seu cliente há uma mudança comportamental.

O coach usa ferramentas que possibilitam, reflexão profunda sobre o que vivência, estimulando-o a alterar padrões de comportamentos indesejados.

Também é papel do coach, ser um observador diferente da situação que está sendo vivenciada pelo cliente. Com isso, espera-se que surja um olhar diferenciado para a questão; afinal, um olhar diferente gera possibilidades diferentes.

É previsto que, através destas observações, o indivíduo observe a questão ampliada e, assim, tenha condições de realizar escolhas mais conscientes e a tomar decisões mais assertivas, o que irá proporcionar uma motivação pessoal que o estimulará a fazer mudanças em sua vida.

O trabalho do profissional de coach é ajudar na mudança de comportamentos que impedem a plena realização pessoal do cliente, levando-o a resultados surpreendentes em pouco tempo.

O processo de coaching é realizado por sessões cujo profissional chamado coach tem a função de, usar a metodologia da melhor forma e, assim, conseguir ajudar a pessoa se desenvolver verdadeiramente.

Para isso acontecer, o coach deve estabelecer uma relação de confiança com o cliente. Através deste processo, é possível ao indivíduo alterar tendências indesejadas, e abordar e resolver problemas emocionais.

 

Processo de coaching ,como funcionaComo funciona o processo de coaching?

Sobre o processo de coaching podemos afirmar que, você será convidado a fazer uma transformação em sua vida.

Geralmente, o processo de coaching envolve a parceria entre dois atores. Por um lado o treinador que irá auxiliar seu cliente a modificar padrões repetitivos e estados emocionais limitantes. Por outro lado, o cliente irá questionar seus limites e projetar maneiras de superá-los.

Para que o processo de coaching e seus resultados sejam efetivos, é importante que os envolvidos (coach e coachee) tenham clareza de quais são os resultados esperados. É muito importante que se estabeleça objetivos concretos, específicos, mensuráveis, alcançáveis e relevantes, que estimulem a agir.

Ninguém se empenha a alcançar algo que não seja motivador ou que não traga ganhos. Objetivos e metas precisam nos impulsionar. A partir desta clareza, será possível estabelecer um plano de ação para alcançar esses objetivos.

Durante o processo é provável que o indivíduo se depare com comportamentos e hábitos indesejados, comportamentos sabotadores. Neste caso o cliente será convidado a desenvolver competências necessárias para superar esses desafios e continuar sua trajetória.

Portanto, no processo de coaching o aprimoramento da arte ocorre pelo desenvolvimento pessoal que o indivíduo se propõe realizar. Aqui a frase “seu mundo muda quando você muda”, faz todo sentido!

O que trabalharei em um processo de coaching?

Coaching é definido como um processo em que o coach e coachee buscam metas a serem atingidas em um prazo previamente determinado, geralmente voltadas para o desenvolvimento pessoal e profissional, no que tange a parte comportamental. Durante o  programa  são trabalhadas as vulnerabilidades do cliente.

Dessa forma, o processo de coaching tem o objetivo elevar o desempenho de uma pessoa frente aos objetivos que alcançará em sua vida.

Através do coaching você pode trabalhar tanto os aspectos relacionados tanto a sua vida pessoal, quanto profissional. Sendo efetivo para (evolua) em várias esferas de sua vida.

No campo profissional, por exemplo, podemos entender,  como o processo de coaching pode contribuir com o desenvolvimento da liderança, desenvolvimento de competências comportamentais, novas habilidades e talentos necessários no mundo corporativo.

Portanto, coaching pessoal é um processo de desenvolvimento humano que nos permite atingir a evolução pessoal em várias áreas de nossas vidas.

Contudo, não se engane, pois, não se trata de uma fórmula milagrosa, mas, sim, de um processo consciente. Ele irá permitir alcançar metas e objetivos, mas somente se você tiver dedicação, empenho e comprometimento.

 

Quanto custa um processo de coaching?

Bom, saber quanto custa um processo de coaching é uma das principais dúvidas que as pessoas possuem, muitos dizem que se trata de um processo caro.

Vale ressaltar que o coaching tem um investimento relativamente menor que outros serviços de desenvolvimento pessoal.  Quando comparado, por exemplo, com um processo terapêutico, com data para começar, mas não para seu término e em alguns casos levando anos para ser concluída.

Já no coaching isso não ocorre, por pressuposto, temos um tempo determinado que pode variar entre 3 e 6 meses com excelentes resultados para o cliente.

No meu caso, por exemplo, sempre defino um pacote de 12 sessões, o que é suficiente para 3 meses de atendimento no valor de R$ 3.000,00 (no ano de 2022).

Nesse pacote já estão inclusos testes de perfil comportamental, ferramentas de apoio a serem utilizadas durante o processo de coaching.

 

Claudia Dias Coach

O que devo considerar para contratar um coach?

Além do preço ao contratar um profissional para te auxiliar em sua jornada evolutiva, é importante que compreenda o processo de coaching passo a passo. Sua abordagem, sua experiência e seu preparo na condução de pessoas.

Atuando desde 2009 no setor, percebo que muitos profissionais, consideram somente os aspectos positivos da profissão. Muitos tem uma ideia romântica que ser coach, é algo mágico e encantador (o que de fato é).

No entanto, essa é uma verdade, só para aqueles que também conseguem enxergar os desafios que a profissão possui.

O que quero dizer é que existem muitas pessoas que caem de paraquedas e ao sinal dos primeiros desafios, saem. Portanto, não podemos esquecer que como toda profissão, existem suas glórias e seus desafios, e confesso que percebo que nem todos estão preparados para essa realidade.

Assim ao contratar o seu treinador é importante saber que bagagem ele traz, o quanto está comprometido com seus resultados. Lembre-se, o processo é uma parceria interativa, de acordos mútuos entre o cliente e o profissional.

Por fim, espero que as informações acima fizeram sentido e te possibilitaram esclarecer suas dúvidas sobre o tema. Se desejar  participar de um de processo de coaching online. Me  mande uma mensagem pelo WhatsApp ou formulário de contato.

Também te convido para conhecer meu canal no YouTube sobre autoconhecimento e desenvolvimento pessoal.

 

 

Livros que também podem lhe interessar:

Metamorfose — Manual de Autoconhecimento.

O  Código da Resiliência.

A hora da Virada.

Decisão 10X

Deixe um comentário

AN